Início Escola Direitos humanos: uma via para menos violência e indisciplina?

Direitos humanos: uma via para menos violência e indisciplina?

122
1

we_are_all_born_free_amnesty_and_chickenshed_workshop_0Há muitos projetos relacionados com indisciplina, bullying, violência escolar.

E, basicamente, há 2 perspectivas na abordagem escolar desses problemas, que muitos acham radicalmente divergentes, mas que podem ser combinadas, na mistura certa.

Uma, é focar nas questões normativas e abordar problemas como o respeito pelas normas e a repressão (palavra que choca muita gente mas faz parte da vida…).

Outra, mais funda (mas que, ao contrário do que alguns julgam, mesmo os que a defendem com seriedade não acham que seja a única, sendo a prioritária): obter a paz escolar e diminuir a violência pela própria educação e pelo debate, interno às escolas, sobre como se organizam e pela reflexão, pessoal, dos alunos e professores sobre como se comportam face a estas realidades.

Um dos projetos mais curiosos, e que vale a pena conhecer melhor, pelo potencial de ser replicado, nesta perspectiva de que a Educação para os Direitos Humanos é uma via prioritária essencial para melhorar a escola e evitar a violência, chama-se Escolas Amigas dos Direitos Humanos e abrange várias escolas de todo país.

É organizado pela Amnistia Internacional Portugal e, tendo uma componente internacional, pois existe noutros países europeus (Itália, Polónia e Irlanda), tem uma forte componente de adaptação à realidade das escolas portuguesas em que se implantou.

As escolas realizaram um encontro nacional há dias e vale a pena conhecer melhor.

E, por exemplo, visitar o site e conhecer algum material mais específico de EDH ou sobre bullying.

Para quem tiver interesse fica o link para a lista das escolas envolvidas e referências do projeto internacional que deu origem à experiência portuguesa.

E, já agora, como se aproxima o dia da tolerância ou o dia dos direitos humanos, e, às vezes, precisam-se ideias, por conta destas datas, deixo também a lista dos grupos e núcleos da Amnistia Internacional que existem espalhados pelo país.

Talvez haja um destes grupos de voluntários próximo da escola dos que lerem este blog e, de certeza, pode ser  interessante explorar a perspectiva de uma parceria (num dia preciso ou mais longa que isso).

Neste link para o site da organização (fundo da página) podem pedir uma sessão e realizar contactos sobre estas áreas.

Educar para os direitos humanos é um dos melhores meios de combater violência e indisciplina e construir regras verdadeiras, não as que são impostas mas as que surgem dentro das próprias pessoas.

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here