Home Sociedade Dia Nacional do Povo Cigano

Dia Nacional do Povo Cigano

339
0

Hoje é o Dia Nacional do Povo Cigano.070420132222-669-ciganos

No calendário para uso escolar, no hábito rotineiro dos “dias disto e daquilo”, ainda haveria um “dia” internacional em Abril (a 8) ou pior altura, para as escolas em férias, o dia da Memória do Holocausto Cigano (Porajmos) a 2 de Agosto.

Em Portugal os ciganos continuam a ser excluídos e o estudo hoje divulgado salienta os problemas de escolarização e de pobreza.

As escolas evoluíram muito nos últimos anos, na abordagem e na integração, mas ainda há muito a fazer.

Vários anos de experiência de trabalho com a comunidade (mais de 20) fazem-me insistir, neste espaço que visa falar das questões da disciplina e das regras das escolas, que a escolarização dos ciganos e os problemas dela nada tem a ver, na essência, com a falta de regras dos alunos ciganos, pretensamente etnodeterminada, mas na falta de compreensão de algumas escolas e professores de como encarar a diferença cultural e criar regras adequadas a isso.

E, infelizmente, se fiz um “achismo” no parágrafo acima, o problema é que muita gente, com menos contacto (ou nenhum) com a realidade vivida, opina de ouvir dizer. E junta-lhe muitas vezes pós de preconceito, mais ou menos atávico.

E, se como dizia o filósofo, só deixamos de ser anões, se carregados aos ombros de gigantes, ouçam nesta reportagem o testemunho da minha amiga e para sempre modelo inspirador, Zaida Garcez, que há uns anos explicava na TSF e com mais autoridade o que a vida de décadas educadora de infância lhe ensinara. E uma das coisas mais simples e eficazes era a importância de ir ao jardim de infância e dar voz às crianças (que se perguntadas gostam da escola mesmo não gostando de tudo nela).

http://podcast.static.tsf.pt/rep_20090409.mp3

Neste dia, junto a partilha de 3 referências interessantes e a que dou grande valor pessoal para refletir e usar:

A relação dos ciganos com a escola pública: Contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensional (de Maria José Casanova, da Universidade do Minho)

http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/295

Aprendendo com ciganos: processos de ecoformação (de Myrna Montenegro) cuja experiência concreta no terreno é muito inspiradora e significativa e que vale a pena conhecer melhor no blog http://myrnamontenegro.blogspot.pt/

http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC20/20-6.pdf

Em Inglês recursos para professores.

http://globaldimension.org.uk/calendar/event/7346

E referências básicas sobre o genocídio dos ciganos na 2ª Guerra Mundial – algo que da História mereceria mais atenção.

A photographer takes pictures of the Memorial To The Sinti And Roma Murdered Under National Socialism near the Reichstag in Berlin, Germany, Monday, Oct. 22, 2012. The memorial which construction was delayed for about two years will officially open on Wednesday, Oct. 24. (AP Photo/Markus Schreiber)
A photographer takes pictures of the Memorial To The Sinti And Roma Murdered Under National Socialism near the Reichstag in Berlin, Germany, Monday, Oct. 22, 2012. The memorial which construction was delayed for about two years will officially open on Wednesday, Oct. 24. (AP Photo/Markus Schreiber)

http://2august.eu/the-roma-genocide/education-for-remembrance/

Porque, às tantas, se sentem no ar cheiros a repetição e, mesmo nós, em Portugal, como disse Barack Obama sobre os EUA “Ainda não estamos curados do racismo”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here