Ontem a DGAE pela voz da sua Diretora-Geral, Susana Lopes, dava como cancelada a sessão de esclarecimento agendada para os dias 5 e 6 de março, indo ao encontro das orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito da prevenção e controlo de infeção por novo Coronavírus (COVID-19), ficam canceladas as Sessões de Esclarecimento Progressão na Carreira, agendadas para o Porto (5 e 6 de março).
Hoje, dá o dito por não dito e afinal as sessões de esclarecimento vão mesmo avançar.
Cheira-me que alguém levou um puxão de orelhas… mas tirando esse pormenor, este episódio revela um pouco da desorientação que reina no país sobre a forma como se deve abordar o coronavírus. A própria diretora da DGS diz às pessoas para irem trabalhar, mas enaltece quem por iniciativa própria fica em quarentena voluntária.
Compreendo que existam muitas incertezas sobre este coronavírus, mas as entidades que comandam o país necessitam obrigatoriamente de estar à altura para evitar um sentimento de pânico generalizado. É que todos ouvimos as notícias e ainda hoje ficámos a saber que a Itália encerrou as escolas por 15 dias…