Início Rubricas Desencanto

Desencanto

427
0

«Com quase 62 anos continuo a questionar a vida, os porquês, tal criança, as razões que nos mantêm de pé, a uns e outros, as relações, o que construímos, ou não, o bem que plantamos e o mal que, sem querer, semeamos.
Ao longo da vida tentamos fazer o melhor, tentamos espalhar a crença num mundo de esperança , um mundo onde as flores florescem e as árvores mantêm as folhas verdes, onde a natureza é mãe e exemplo de humanidade. Contudo, o homem não segue o exemplo, é avesso a esse olhar.
Com quase 62 anos sinto que a minha luta está a chegar ao fim. Já partiram amigas do coração, amigas de profissão, cansadas e desiludidas com o ensino, com os sucessivos governos que transformaram as escolas e o ensino em asilos de todas as espécies.
Ainda amo ser professora, ainda amo as turmas com quem trabalho. Ainda amo e, não fora isso, já teria desistido.
A profissão docente já perdeu o encanto que tinha, as regras/horários impostos são desumanos para quem já trabalhou 30 ou mais anos, para quem lutou toda a vida com míseros tostões para sustentar a familia e todos os gastos de uma profissão sem recompensa. Não fossem as parcas alegrias propicionadas por alguns alunos, estaríamos rotos, esfarrapados, moribundos.
A avaliação dos docentes é uma autêntica anedota, um filme de terror, um deserto para uns, um oásis para outros, tal políticos que governam o nosso país.
Assim se vive em Portugal, um país plantado à beira mar que chora a morte dos pescadores deste pais, os pescadores que contra ventos e tempestades perdem a vida para sustentar a esperança nos mais jovens.
Em 2013/14 tive avaliação interna e externa obtendo a classificação de muito bom. Foi-me atribuido um bom devido aos percentis/quotas, facto que se tem mantido desde então. A professora já tem tudo para evoluir na carreira, carreira esta estagnada ao longo destes anos.
Concluo que carreira já não tenho, a não ser o gosto de continuar a ser professora enquanto puder ser gente.
Ser gente é uma máxima.

Berta Quental Prata»

Berta Prata

(21-10-2019)

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here