Início Rubricas Deixem as Crianças Ser Crianças

Deixem as Crianças Ser Crianças

290
0

Agora que entramos numa época que é tradicionalmente de férias, o texto da colega Maria Jose Machado, publicado em junho, é um alerta e um pedido de todos os que diariamente trabalham com crianças.

«ESQUIZOFRENIA SOCIAL e as nossas CRIANÇAS

Ontem, no canal Sic , tivemos a belíssima oportunidade de assistir a uma reportagem “ Em nome dos pais, dos filhos e do Espírito Livre”.
Falou-se de algo que eu ando a repetir exaustivamente há anos: deixai as crianças brincar, dai- lhes espaço para elas ganharem autonomia, mudem o atual modelo de trabalho que anula o tempo necessário para os pais estarem com os seus filhos, viverem-se uns aos outros ….
Hoje em dia, as crianças não gostam da escola, o seu tom de voz normal é o grito, não comunicam, gritam. Estão agressivas, robotizadas, desumanizadas. Perderam o contacto com a sua essência, a natureza (de onde viemos e para onde havemos de ir). Estão deprimidas.
E tudo isto serve a quem? Serve a um modelo global de estrutura social, económico que nos escraviza e nos vai iludindo .
Já é a terceira vez que vou à Noruega no âmbito do projeto Erasmus. E o que por lá se testemunha é o oposto: as crianças vão para a escola sozinhas , as crianças entram às oito e às duas estão em casa, as crianças brincam livres ( sujam-se, sobem árvores, exploram o espaço, aprendem, vivem a natureza …). As crianças gostam da escola: vivem- na com dedicação, amor, criatividade, participação, envolvimento, propósito, sentido ….
(…)

Que Portugal tenha a coragem de ser diferente … que todos nós criemos a ruptura com este modelo social que nos está a destruir paulatinamente, a nós (pais, avós) e às nossas crianças e adolescentes que serão os adultos de amanhã. Estamos a hipotecar o futuro.»

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here