Home Notícias Deixará De Ser Necessário Devolver Os Manuais No 1º ciclo

Deixará De Ser Necessário Devolver Os Manuais No 1º ciclo

4950
0

Uma boa medida que ajudará muitos alunos e pais, bem como as escolas que ficarão livres de tristes espetáculos realizados por certos pais no ato da devolução/penalização dos respetivos manuais. Se o caminho aponta para uma educação realmente gratuita, é preciso começar a encarar um problema que surgiu após a gratuitidade dos manuais escolares. Falo do preço dos livros de exercícios que subiram em flecha e que são frequentemente utilizados pelas escolas.

As editoras não andam a dormir, fazem da Educação um negócio, cabe ao Governo encontrar um ponto de equilíbrio entre as partes…


Manuais gratuitos sem devolução para alunos o 1.º ciclo. PS e PCP chegam a acordo

O PCP diz ter obtido apoio do PS para aprovar a sua proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 sobre a distribuição de manuais novos no 1.º ciclo, pondo fim à obrigatoriedade da sua reutilização. A informação foi transmitida aos jornalistas no parlamento por fonte oficial da bancada parlamentar do PCP, esta segunda-feira, durante o debate na especialidade sobre o Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).

A notícia sobre a gratuitidade dos manuais escolares, recentemente alargada a todos os anos de escolaridade, chegou como uma boa-nova para milhares de famílias, que deixariam de ter este encargo financeiro. Mas rapidamente a solução gerou problemas: vários encarregados de educação do 1.º ciclo indignados relatavam ter recebido manuais reutilizados em mau estado, como noticiou o DNOs diretores das escolas lembravam que os livros relativos a estes anos de escolaridade não estariam adaptados ao sistema de reutilização, inspirando a proposta do PCP o fim ao sistema de reutilização.

A partir de agora, as famílias com crianças no 1.º ciclo do ensino público – visto que a medida não alberga o ensino privado – já não terão de devolver os manuais no final do ano letivo. Anteriormente, o descontentamento com o estado dos manuais estava a levar vários encarregados de educação a optar por comprá-los, segundo disse ao DN o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), Jorge Ascenção. “A adesão ao programa de manuais reutilizados está a aumentar, mas as famílias estão a sentir-se defraudadas”, comentava.

(…)

Fonte: DN

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here