Home Notícias De quem é a culpa? Parabéns a todos.

De quem é a culpa? Parabéns a todos.

76
0

Muito se tem discutido nos últimos dias sobre os tão famosos resultados do PISA. Uns afirmam que os bons resultados se devem às políticas do anterior governo e chegam a caracterizar os testes como um sapo para a esquerda engolir. Outros procuram desvalorizar toda e qualquer medida tomada anteriormente com o intuito de limitar alguma coisa mais positiva que possa ter sido feita.

Natural, direi eu, naquele que é o jogo do procurar ficar com os louros e empurrar para os outros os falhanços.

O que já não tão natural é a quase ausência de valorização dos profissionais que diariamente trabalham para alcançar os resultados que os alunos portugueses obtiveram.

Sim… estamos melhor!

Contra o fatalismo levianamente vendido de que os professores são mal preparados, que as escolas não são espaços de aprendizagem, que os alunos estão mais insolentes do que nunca… e posso continuar a enumerar queixas o resto do texto… estamos melhores e a CULPA é dos profissionais de educação.

Somos avaliados pelo PISA desde 2000. Neste período nunca deixamos de evoluir positivamente e passaram governos do PSD, do PS, do PSD+CDS e do PS+CDU+BE e a CULPA é de todos.

Mas a evolução vem ainda de mais longe, podemos recuar a 1986, à 1ª versão da lei de bases, e afirmar que nas últimas três décadas não parámos de evoluir. Temos tido políticas muito debatidas e participadas, avanços, recuos, equilíbrios e profissionais fantásticos e só esta conjugação tem permitido que se ultrapassem dificuldades profundas e se obtenham os resultados que agora tivemos.

É verdade que não está tudo bem, que muito ainda existe para fazer, mas cada vez mais o nosso sistema de ensino público se afirma como a única ferramenta que permite combater o determinismo de nascer num nicho social mais desfavorecido e qualificar transversalmente quem se quer qualificar.

Artigos relacionados:

Resultados do PISA são «sapo» para esquerda engolir

O sucesso escolar não tem dono

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here