Home Escola “De que serve o digital se não se apetrechar as escolas e...

“De que serve o digital se não se apetrechar as escolas e os lares com meios tecnológicos?”

88
1

Oportunidades I: digital

Todas as situações difíceis, como a que nos assola atualmente, abrem portas a oportunidades de progresso e melhoria, no porvir que determinará práticas novas e desafiantes.

No concernente à escola, as mudanças determinam:

Equilíbrio entre o material digital (absolutamente imprescindível) e o físico;

Compromisso da parte do Ministério da Economia e Transição Digital (METD) em fazer jus à segunda parte do nome que enverga e que raramente assume;

Capacitação de professores e alunos no desenvolvimento de competências digitais.

Os pais, colhendo a concordância dos professores e diretores, reclamam, ciclicamente, do elevado peso das mochilas que crianças e alunos, de tenra idade, transportam, repletas de cadernos, livros de fichas, manuais e acessórias mais ou menos necessários para as aulas. Suportada pelo Estado, a medida de desmaterialização progressiva dos manuais e outros materiais escolares tem agora oportunidade de ouro para singrar, optando-se por uma solução integrada entre o digital e o físico, assumindo uma visão ecológica e de acessibilidade sustentável. Poupam-se recursos naturais, mas acima de tudo, salvaguarda-se a saúde dos alunos!

De que serve o digital se não se apetrechar as escolas e os lares com meios tecnológicos? O METD está obrigado a gizar um plano com o objetivo de todos poderem usufruir do que de melhor o digital tem trazido às nossas vidas. Fica a certeza de que o futuro tecnológico depende da robustez dos alicerces em que assentará o edificado digital.

Por imperativos do trabalho (intenso) à distância, nos últimos 15 dias do segundo período letivo, os nossos alunos e professores adquiriram e/ou ampliaram as suas competências digitais, exigindo-se, agora, que a escola acompanhe estes progressos com recursos tecnológicos atualizados, capazes de responder à proficiência alcançada em tão curto espaço de tempo, imensamente útil para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Não devendo defraudar as expectativas do momento, o METD deverá abraçar o entusiasmo geral, dotando as escolas públicas do material informático (e rede wi-fi fiável) há muito tempo reclamado.

Filinto Lima, in Jornal de Notícias, 21-04-2020

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here