Home Escola David Justino com tiques de Maria de Lurdes Rodrigues.

David Justino com tiques de Maria de Lurdes Rodrigues.

104
3

“A ideia de que toda a despesa em educação é investimento é uma treta. Parte dessa despesa é desperdício, é ineficiência”

“os países que mais investem na educação nem sempre obtêm os melhores resultados”

“Há pessoas que não foram feitas para aquilo e passam lá uma eternidade. Um professor com 30 anos de carreira, se for mau professor, o que é que ele destruiu?”

Segundo David Justino, haverá cerca de 10% a 15% de professores que “nunca” deveriam ter praticado docência, sendo que não se pode dizer que “todos os professores são iguais”

Em cima estão algumas das afirmações de David Justino ontem em Coimbra… Pois…

Até parece que dediquei o dia a David Justino, mas não posso ignorar aquilo que foi dito, não sou advogado dos professores, mas não consigo ignorar certas afirmações.

O que é que pretende David Justino?

Numa altura em que a educação tem um investimento inferior à média da OCDE, numa altura em que existem escolas que não têm dinheiro para pagar luz e água, numa altura em que faltam cerca de 6000 assistentes operacionais, em que temos um corpo docente envelhecido e congelado há quase uma década, o que pretende David Justino ao associar as palavras “investimento” e “treta” no que à educação diz respeito?

Será para justificar este quadro?

evolução professores 2004_2014

E depois passamos ao ataque aos professores, se dou de barato que existem professores incompetentes, pasmo-me quando alguém quantifica esse número. Que dados tem David Justino para fazer afirmações públicas sobre o assunto? Serão os da avaliação docente? Se são, está muito enganado. Não se pode fazer certo tipo de afirmações sem provar aquilo que se diz…

Também podia começar a dizer… ah e tal, 90% dos políticos são incompetentes… ah e tal, 90% dos Conselhos de Educação tem intenções políticas e agitam-se ou estão calados consoante a cor dos governos… Podia, mas não posso provar e como não posso provar, fico calado!

Mandar a culpa para as costas dos professores, foi aquilo que aquela senhora que não passou de erro de casting invocou, para justificar décadas de incompetência política na gestão/orientação da escola pública. O que dizer deste ping-pong político onde a educação, os professores e seus concursos foram a bola preferida? O que dizer de toneladas de legislações/orientações despejadas na cabeça das escolas? O que dizer das metas, dos exames, das cargas horárias, dos modelos de gestão, da instabilidade do corpo docente, dos programas, da falta de autonomia, da burocracia, da falta de condições físicas, da indisciplina, do desligar dos pais, etc, etc… O que dizer?

Mas para David Justino pelos vistos o mal está no professor…

Por que motivo não falou David Justino em tudo isto???

Afinal, o que faz correr David Justino?

David Justino: ideia de que toda a despesa em educação é investimento é uma treta

 (LUSA – via Jornal de Negócios)

3 COMMENTS

  1. O que faz correr o David Justino é o laranjismo e o pafismo e um ódio ao governo.
    Ele está apenas a responder ao secretário de estado que disse a semana passada, na conferência do PS também em Coimbra, que em educação não há despesa, só investimento. Ele disse isso ao Centeno e o Justino que quer ser ministro responde, para quando for ministro poder cortar à moda pafiana.

  2. Esse sr, esqueceu o mal que fez ao pré-escolar, quando foi ministro da educação e da pouca vergonha dos concursos aquando foi ministro

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here