Home Editorial Custa assim tanto justificar as faltas?

Custa assim tanto justificar as faltas?

1410
0

Francisco, não te esqueças de justificar as faltas?

André, vai ser preciso ligar para casa para justificares as faltas?

Rodrigo, por que é que faltaste a meio da manhã?

Paulo, custa assim tanto chegar a horas à aula de Português?

Maria, preciso das autorizações, estou à espera há uma semana…

Frases como estas estão no leque das mais utilizadas pelos diretores de turma. Não há aula que não surja algo que não seja preciso corrigir, pedir, mediar, resolver. É um segundo pai ou segunda mãe e em alguns casos chega mesmo a substituí-los

Aquilo que me apercebo é que existe uma profunda irresponsabilidade em alguns alunos, apoiada numa ainda maior irresponsabilidade dos pais, roçando mesmo a negligência. É um deixa andar assustador, principalmente quando ocorre em alunos perto da idade adulta.

A vontade de simplesmente deixar arder, de ver os alunos ultrapassarem o limite de faltas só não se torna realidade, pelo elevado sentido de responsabilidade e necessidade inata de querer “salvar” algumas alminhas que pouco ou nada têm naquelas cabeças. Além disso, ter a perfeita noção que o sistema educativo está montado para complicar a vida dos que são responsáveis por orientar estes jovens, seja com relatórios, seja com provas de recuperação, seja com comunicações a outras entidades, informações aos pais, etc.

A escola continua a ser a última esperança para muitas crianças e jovens, sem qualquer estrutura e pingo de responsabilidade, pela ausência quase total dos responsáveis pela sua educação.

É um combate diário, esgotante, que infelizmente não pode ser ignorado, apesar da perfeita consciência que na maioria dos casos é uma luta inglória, condenada ao insucesso pela dimensão dos problemas adjacentes.

Alexandre Henriques

P.S- Já agora e para quem não sabe, “motivos pessoais” não é uma justificação de falta válida…

Quais os motivos que permitem justificar uma falta ao aluno e qual o procedimento?

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here