Home Escola Crimes nas escolas continuam a aumentar.

Crimes nas escolas continuam a aumentar.

95
1

subirFaz hoje capa do JN o aumento dos crimes nas escolas portuguesas, uma tendência que tem vindo a aumentar nos últimos 3 anos. Trata-se naturalmente dos crimes declarados e apesar de muitos ficarem por registar, este tipo de notícias ajuda a uma consciencialização do que se está a passar.

O número de alunos é reduzido, abaixo dos 2%, mas se há algo que eu aprendi na minha carreira docente, basta 1 ou 2 para criar um clima de insegurança numa escola, numa sala de aula…

No ano letivo 2014-2015, ocorreram 3930 casos de ocorrências criminais, principalmente furtos e agressões físicas, um aumento ligeiro de 1,1% comparativamente com 2013-2014 (3888 ocorrências).

Isto é o que é registado a nível externo, falta saber o que se passa a nível interno. Mais uma vez alerto para a indisciplina interna que não é publicada e nada se sabe sobre a sua tipologia e dimensão, algo que a tutela devia levar muito a sério, pois a indisciplina é o primeiro passo para o insucesso escolar.

Infelizmente vai ter de ser um blogue de um professor qualquer, em parceria com a ANDAEP, a tomar a iniciativa de divulgar, através de uma amostragem, o que se passa dentro dos muros escolares. Que seja o início de uma maior transparência e consciencialização para um tema que ainda é tabu para muitos intervenientes.

Já falta pouco…

Carreguem no link se quiserem ler a notícia completa.

Crimes nas escolas sobem há três anos

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here