Home Notícias 22 crianças e 6 professores mortos em bombardeamento

22 crianças e 6 professores mortos em bombardeamento

69
0

a-destruicao-causada-pela-guerra-na-siria-6A crónica de hoje foge um pouco aos temas sobre os quais normalmente escrevo. Não o relevo por falta de outros assuntos sobre os quais seria possível de dar opinião, mas simplesmente porque acredito que a base de qualquer sociedade é o humanismo, é o respeito pelo próximo, em especial o respeito pelas crianças e jovens. No fundo o respeito pelo futuro.

Quando a UNICEF denuncia um bombardeamento a uma escola, que provoca a morte a 22 alunos e 6 professores, não só estamos perante um ato de guerra – uma guerra que a Europa também sente de forma direta com a crise dos refugiados, mas acima de tudo um ato de barbárie que mais do que destruir fisicamente um país o destrói em tudo o que significa ser humano.

Sem crianças, símbolo máximo do futuro, e sem conhecimento e cultura, personificado pelo professor, não resta nada por que lutar. Tal como questionou Churchill “se cortamos na cultura, estamos a fazer a guerra para quê?”. Sem futuro e sem cultura, enquanto expressão máxima de humanismo, reduzimos a condição humana à dimensão de um grão de areia facilmente levado pelo vento e esquecido pelo tempo.

Claro que podia estar aqui a falar do sistema de colocação de professores, da religião nas escolas ou se a Ed. Física deve ou não contar para a média – tudo temas quentes de hoje e de máxima importância. Mas esta destruição é uma realidade que estando noutras partes do globo, há pouco mais de meio século o radicalismo e o desespero da população colocou à nossa porta.

ng7227150

 

Para consultar o artigo carregar no link:

Bombardeamento de escola síria mata 22 crianças e 6 professores

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here