Home Rubricas Crescer em emoções durante as férias

Crescer em emoções durante as férias

262
0

Estamos em tempo de férias, de passear, de passar tempo em família. Já pensou que este é um óptimo período para ajudar o seu filho a desenvolver competências emocionais e sociais? Como? Deixamos-lhe algumas sugestões de atividades divertidas que podem ser feitas em família e que ajudam a estimular diferentes competências.

  1. Partilhe com o seu filho como costumavam ser as suas férias quando era criança. Mostre-lhe fotos e vídeos e leve-o a esses locais. Esta atividade ajudará o seu filho a desenvolver um sentido de pertença.
  2. Escrevam em conjunto um postal do local onde estão a passar férias e enviem-no a um familiar ou amigo escolhido pela criança. Com esta simples atividade a criança vai desenvolvendo a importância da partilha, do respeito e da bondade.
  3. Incentive o seu filho a ligar para um familiar ou amigo com quem já não fala há algum tempo, para saber como tem passado. Desta forma desenvolve competências como empatia, preocupação com o outro, bondade…
  4. Façam uma revista aos brinquedos e roupas que já não usam (mas que ainda estão em bom estado), junte tudo e vá com o seu filho entregar a um local onde possam doar. Mais uma vez desenvolve no seu filho a importância da partilha, da bondade e da preocupação com o outro.
  5. Cozinhem bolachas em conjunto e decorem as bolachas com diferentes expressões emocionais. Enquanto as decoram partilhem uma situação que os faz sentir essa emoção. Uma forma divertida e deliciosa de desenvolver competências de reconhecimento emocional e de colaboração.
  6. Coloque o nome de cada elemento da família num chapéu. Convide cada um a retirar um nome e depois é dar largas à imaginação para que cada um prepare algo para oferecer à pessoa que lhe calhou (fazer um desenho, construir algo em plasticina, cantar uma canção, ler um poema…).
  7. Leiam uma história em conjunto e ao longo da história falem sobre as emoções que os personagens estarão a sentir. Uma outra forma de desenvolver competências emocionais e relacionais.
  8. Esconda diferentes objetos pela casa e construa um jogo de pistas para que os restantes elementos da família, em conjunto, descubram onde estão os objetos. Assim, competências como colaboração e regulação de emoções estão a ser estimuladas.
  9. Façam um desenho em conjunto, alternadamente cada um acrescenta algo ao desenho. No fim, observem e elogiem-se pelo fantástico resultado.

Boas férias!

 

Cátia Teixeira

Psicóloga Clínica

Oficina de Psicologia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here