Home Escola Covid-19: Plano Para Dar Aulas À Distância Analisado À Lupa – Educare

Covid-19: Plano Para Dar Aulas À Distância Analisado À Lupa – Educare

730
0

São oito páginas que o Ministério da Educação fez chegar aos estabelecimentos escolares do país. Um documento que é um roteiro com oito princípios orientadores para a aplicação do ensino à distância, antecipando o que deverá ser a solução no arranque do 3.º período. Cada escola tem liberdade para desenvolver o seu plano que terá de conter várias etapas: definição das estratégias de gestão e liderança, estratégia e circuito de comunicação, modelo de ensino à distância, plano de monitorização e avaliação. E é preciso constituir equipas de apoio para dar respostas e organizar meios e ferramentas.

As escolas têm de decidir qual a mancha horária semanal a cumprir pelos alunos, fixa ou flexível, incluindo os tempos de pausa. “No equilíbrio articulado entre as diferentes disciplinas, deve ser equacionado o tempo global que se prevê que os alunos dediquem à aprendizagem, prevendo um equilíbrio dado a diferentes estratégias e ponderando o trabalho que pode ser feito síncrona e assincronamente, tendo em conta que as atividades e métodos a desenvolver não podem depender do papel e competências dos encarregados de educação, considerando as suas diferentes possibilidades e capacidades”, lê-se nesse documento.

O ME propõe a criação de uma equipa de apoio tecnológico, para o desenvolvimento das atividades letivas, com a tarefa de dar orientações e capacitar os professores quanto às soluções de comunicação. Segundo a tutela, deve evitar-se a dispersão por plataformas e formas de cooperação. E mais indicações. “O desenvolvimento de atividades à distância com os alunos deve centrar-se na criação de rotinas de trabalho, que confiram segurança aos alunos, e que são diferentes das presenciais. Paralelamente, deverão ser desenvolvidas atividades de carácter lúdico, que promovam o bem-estar do aluno, tais como o envio de mensagens em suporte vídeo, sms ou papel”.

ler mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here