Início Rubricas Conselho De Amigo

Conselho De Amigo

856
1

«MEU QUERIDO ANTÓNIO COSTA

Deixa que te trate por tu, pois és da minha idade e ninguém nos ouve. Vou dar-te uma tática para te veres livre dos professores. Ou então diz ao teu governo, pois são tantos, mais do que muitos habitantes de alguns países, que há-de haver algum que faça isso por ti.
A tática é assim: Da maneira como se estão pondo as escolas “faz-te de morto’ e deixa que os professores e os alunos ‘se vão comendo uns aos outros”. Demora muito tempo em pores fim à situação de caos, quanto mais tempo melhor e assim os professores vão adoecendo e nem precisas de dar-lhes reformas ou então acabarão em centros de saúde mental ou fisicamente doentes e com baixas médicas ou na cadeia. Assim, entrarão mais uns milhões nos cofres do Estado para poderes pagar a essa multidão que convidaste para teus companheiros de “governação”.

Antes, aqueles teus colegas de governo que têm os filhos nas escolas públicas, devem ser muito poucos,manda-os inscreverem-se em Colégios Privados pois aí estão mais protegidos. Sabes que o tempo corre a teu favor e cada dia e cada minuto que passa mais professores irão “caindo”, “quais peças de dominó”!

Depois (demora muito, não te esqueças, pois aí está a chave, como te disse).
Bem, depois será mais fácil negociares, pois seremos muitos menos e consequentemente, mais baratos. Nessa altura então, dá-nos uma esmolas como prémio de termos resistido tanto tempo aos “tornados escolares” sucessivos mas sobrarão poucos, não te assustes!

Depois cria mais umas leis e decretos que não terão efeito nenhum, mas sempre nos irás distraindo. Ou então manda-nos mais uns papéis para preenchermos que nós já somos especialistas na matéria.

Ah! não devolvas o tempo que nos roubaram, não caias nessa, pois com esse dinheiro poderás comprar mais carros que bem precisas para tanto Secretário de Estado e Ministro.

Sabes que podes contar connosco para entretermos os miúdos. Sabes que não são alunos de colégios nem de estudarem no estrangeiro como os filhos dos teus colegas. Ah, poderias era comprar-nos fardas, vais ver que assim o respeito por nós aumentaria. Mas se quiseres compramos nós como fazem os polícias.

Costa, amigo, vai pelo que eu te digo que verás que o deficit vai sempre melhorar. Mesmo que deixes o país cheio de analfabetismo a que chamamos hoje iliteracia e com estes podes tu bem.

Não os queiras muito espertos os alunos das escolas públicas do nosso país, pois sabes bem que depois é mais difícil de governar. Daí que deves deixar as Escolas e os Professores como estão, faz-te “cego, surdo e mudo” e verás que acabarás connosco mas poderás anunciar que os resultados escolares são “cada vez melhores”.
Um abraço amigo Costa, sabes que podes contar sempre comigo apesar de não ser nem nunca fui teu camarada.»

 

Texto do colega João Viegas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here