Os professores empunharam duas tarjas com as mensagens: “Não à municipalização da educação” e “Municipalização, NÃO!” e entregaram panfletos aos delegados e convidados do congresso nacional com uma mensagem contra aquilo que dizem ser o “processo de municipalização, sob a capa da descentralização”.
“É um erro e é um erro crasso municipalizar a educação, municipalizar a escola pública, porque isso significa também abrir portas à privatização (…) E é também um erro porque abre portas a um acentuar de assimetrias muito grande”, afirmou o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (FENPROF), Mário Nogueira.
O dirigente sindical referiu que os professores decidiram marcar presença no arranque do congresso para alertar os autarcas e governantes de que “este não é caminho”.
“Na nossa opinião, avançar para a municipalização é, de facto, uma machadada muito forte na escola pública e no seu futuro (…) Avançar para um processo que, claramente e diz-nos a experiência, vai degradar ainda mais a qualidade da educação e as dificuldades das escolas, é um mau caminho e um mau serviço ao país”, referiu Mário Nogueira.
Além dos autarcas de todo o país, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, vão estar hoje na sessão de abertura do evento, que termina sábado.
Sob o lema “Descentralizar, Regionalizar, Melhorar Portugal”, o XXIV congresso da ANMP tem no seu programa o debate de temas como a “Organização do Estado”, o “Modelo de Desenvolvimento do País” e ainda o “Financiamento Local”.
Fonte: Sapo24
Pois é municipalizar é acabar com o feudo do mario nogueira e quejando !Afinal não se pretende gestào de proximidade?Já verificaram o que se passa noutros países avançados?
Já reparamos… Lá não há políticos que, ainda não mandando agora nada, se comportam como caciques, do piorio, como já acontece em alguns Conselhos Gerais, por esse país além… E mesmo nesses, como na civilizada Suécia foi uma catástrofe… estude mais um poucochinho, Albina… Acabar com o feudo do Mário Nogueira??? Ah ! AH! AH! O Mário Nogueira, goste-se ou não da personagem é um sindicalista eleito por… oiça bem Albina, eleito por professores!!! Gostem ou não do Mário Nogueira os professores dele, nada temem, o mesmo não se poderá dizer do caciquismo vicejante, e ignaro, que popula nas autarquias…
A municipalização da educação vai ser uma catástrofe completa e total… menos para as Albinas que apoiam os régulos feudais que são alguns municípios!
.
Municipalizar…Gestão de Proximidade….Conhecimento do Terreno….Definição da Rede/Recrutamento do pessoal (incluindo professores)/Definição de Politicas da Educação a nível Municipal/Gestão das Escolas com grande peso do Municipio.
Claro que tudo isto vai acabar de vez com o Tacho do Nogueira. É uma chatice.
Claro que isto a prazo acaba com aquilo que se designa de “Carreira Única”. É uma chatice.
Claro que isto a prazo acaba com o ECD tal como o conhecemos. É uma chatice.
Claro que isto a prazo diminui o Absentismo Docente (10% de Baixas Médicas Anualmente). É uma chatice.
Não tenho dúvidas. Isto é um Grande Ataque ao Nogueira e a todos os parasitas que o rodeiam.
.
Isso querias tu, tudo isso, Ó SILVA… Mas vais ter antes de levar com o Nogueira, com a FNE, com o STOP, e com todos os sindicatos, porque se há coisa que une os professores, é a ideia que defendes, ó Silva… Vai agora receber a avença por seres testa de ferro e lambe botas, vai…
“Municipalizar…Gestão de Proximidade….Conhecimento do Terreno….Definição da Rede/Recrutamento do pessoal (incluindo professores)/Definição de Politicas da Educação a nível Municipal/Gestão das Escolas com grande peso do Município.”!!!!!!!!!
Ganda falador me saíste! Silva…autarquias em Portugal, infelizmente, são sinónimo de corrupção, caciquismo, cunhas…(jobs for de boys). Deve ser o que quer dizer com a parafernália de termos pomposos que utiliza, mas dos quais não faz a mínima da sua real utilidade para beneficio real do colectivo e não apenas de alguns privilegiados. Ok…já vi que o Silva deve pertencer a essa casta!