Início Notícias Congresso Da ANMP: Professores Alertam Para “Erro Crasso” Na Municipalização Da Educação

Congresso Da ANMP: Professores Alertam Para “Erro Crasso” Na Municipalização Da Educação

Um grupo de professores alertou hoje, na entrada para o congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), em Vila Real, para o “erro crasso” que está a ser cometido com o processo de “municipalização da educação”.

207
5

Os professores empunharam duas tarjas com as mensagens: “Não à municipalização da educação” e “Municipalização, NÃO!” e entregaram panfletos aos delegados e convidados do congresso nacional com uma mensagem contra aquilo que dizem ser o “processo de municipalização, sob a capa da descentralização”.

“É um erro e é um erro crasso municipalizar a educação, municipalizar a escola pública, porque isso significa também abrir portas à privatização (…) E é também um erro porque abre portas a um acentuar de assimetrias muito grande”, afirmou o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (FENPROF), Mário Nogueira.

O dirigente sindical referiu que os professores decidiram marcar presença no arranque do congresso para alertar os autarcas e governantes de que “este não é caminho”.

“Na nossa opinião, avançar para a municipalização é, de facto, uma machadada muito forte na escola pública e no seu futuro (…) Avançar para um processo que, claramente e diz-nos a experiência, vai degradar ainda mais a qualidade da educação e as dificuldades das escolas, é um mau caminho e um mau serviço ao país”, referiu Mário Nogueira.

Além dos autarcas de todo o país, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, vão estar hoje na sessão de abertura do evento, que termina sábado.

Sob o lema “Descentralizar, Regionalizar, Melhorar Portugal”, o XXIV congresso da ANMP tem no seu programa o debate de temas como a “Organização do Estado”, o “Modelo de Desenvolvimento do País” e ainda o “Financiamento Local”.

 

Fonte: Sapo24

COMPARTILHE

5 COMENTÁRIOS

  1. Pois é municipalizar é acabar com o feudo do mario nogueira e quejando !Afinal não se pretende gestào de proximidade?Já verificaram o que se passa noutros países avançados?

    • Já reparamos… Lá não há políticos que, ainda não mandando agora nada, se comportam como caciques, do piorio, como já acontece em alguns Conselhos Gerais, por esse país além… E mesmo nesses, como na civilizada Suécia foi uma catástrofe… estude mais um poucochinho, Albina… Acabar com o feudo do Mário Nogueira??? Ah ! AH! AH! O Mário Nogueira, goste-se ou não da personagem é um sindicalista eleito por… oiça bem Albina, eleito por professores!!! Gostem ou não do Mário Nogueira os professores dele, nada temem, o mesmo não se poderá dizer do caciquismo vicejante, e ignaro, que popula nas autarquias…
      A municipalização da educação vai ser uma catástrofe completa e total… menos para as Albinas que apoiam os régulos feudais que são alguns municípios!

  2. .
    Municipalizar…Gestão de Proximidade….Conhecimento do Terreno….Definição da Rede/Recrutamento do pessoal (incluindo professores)/Definição de Politicas da Educação a nível Municipal/Gestão das Escolas com grande peso do Municipio.

    Claro que tudo isto vai acabar de vez com o Tacho do Nogueira. É uma chatice.

    Claro que isto a prazo acaba com aquilo que se designa de “Carreira Única”. É uma chatice.

    Claro que isto a prazo acaba com o ECD tal como o conhecemos. É uma chatice.

    Claro que isto a prazo diminui o Absentismo Docente (10% de Baixas Médicas Anualmente). É uma chatice.

    Não tenho dúvidas. Isto é um Grande Ataque ao Nogueira e a todos os parasitas que o rodeiam.
    .

    • Isso querias tu, tudo isso, Ó SILVA… Mas vais ter antes de levar com o Nogueira, com a FNE, com o STOP, e com todos os sindicatos, porque se há coisa que une os professores, é a ideia que defendes, ó Silva… Vai agora receber a avença por seres testa de ferro e lambe botas, vai…

  3. “Municipalizar…Gestão de Proximidade….Conhecimento do Terreno….Definição da Rede/Recrutamento do pessoal (incluindo professores)/Definição de Politicas da Educação a nível Municipal/Gestão das Escolas com grande peso do Município.”!!!!!!!!!

    Ganda falador me saíste! Silva…autarquias em Portugal, infelizmente, são sinónimo de corrupção, caciquismo, cunhas…(jobs for de boys). Deve ser o que quer dizer com a parafernália de termos pomposos que utiliza, mas dos quais não faz a mínima da sua real utilidade para beneficio real do colectivo e não apenas de alguns privilegiados. Ok…já vi que o Silva deve pertencer a essa casta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here