Home Concursos Concursos | Professores Dispensados De Apresentar Documentos Desde Que Estejam Arquivados Nas...

Concursos | Professores Dispensados De Apresentar Documentos Desde Que Estejam Arquivados Nas Escolas

A DGAE informou hoje que o concurso de professores 2020/2021 vai arrancar em breve.

E já que estamos a falar de concursos, não é estranho que as reservas de recrutamento deixaram de ser publicadas, apesar dos professores continuarem a trabalhar e do Ministério da Educação afirmar que ninguém está de férias?

Fica o comunicado da Diretora-Geral da Administração Escolar informando das alterações forçadas pelo covid-19.


Exmo.(a) Sr.(a) Diretor(a)/Presidente da CAP,

Informamos que, em cumprimento do disposto no n.º 4 do artigo 5.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho na redação em vigor, será aberto brevemente, em data a anunciar, e no âmbito do CONCURSO DE PROFESSORES 2020/2021, o Concurso Externo destinado a seleção e recrutamento do pessoal docente da educação pré -escolar e dos ensinos básico e secundário.

Conforme decorre do estabelecido no artigo 13.º do referido decreto-lei, a Direção-Geral da Administração Escolar conta com a colaboração das direções dos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas  para a validação das candidaturas, validação esta que consiste na confirmação da veracidade dos dados introduzidos pelos candidatos.

Face aos constrangimentos de funcionamento com que nos deparamos e, de forma a facilitar tal procedimento, este ano foi alterado o modo de funcionamento da candidatura tendo sido permitido a todos os opositores ao concurso a importação dos documentos não existentes nos seus processos individuais através do mecanismo do upload. Assim, nos termos do n.º 4 do artigo 7.º  os candidatos cujos documentos comprovativos se encontrem arquivados e válidos no respetivo processo individual no agrupamento de escolas ou escola não agrupada que procede à validação da candidatura, estão dispensados de apresentar documentos já existentes.

Os candidatos que não possuem meios de digitalização dos documentos, devem dirigir-se a uma escola que esteja aberta na sua região, conforme lista publicitada na página da DGEstE, para que lhe seja prestado apoio nessa operação de digitalização. Para tal, pede-se a colaboração dos Srs. Diretores.

Em breve será disponibilizada na página da DGAE, mais informação
sobre o CONCURSO DE PROFESSORES 2020/2021.

Agradeço, mais uma vez, a V. colaboração.

Com os melhores cumprimentos,

A Diretora-Geral da Administração Escolar

Susana Castanheira Lopes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here