Home Concursos Concursos: ou total autonomia ou lista graduada.

Concursos: ou total autonomia ou lista graduada.

75
0

listaA BCE não era nem carne nem peixe. Era um tentativa que ficou a meio para dar autonomia às escolas para que estas escolhessem os seus professores. Aliás, isto é um habitué quando se fala em autonomia para as escolas, mas fica bem, é um sound byte bonito para o jornal das 8 como tantos outros…

Acredito que o modelo que melhor defende as escolas e que melhor defende os alunos é estas terem liberdade para contratar os seus professores, os melhores são selecionados, os outros têm que melhorar para ter essa sorte. E antes que me caiam em cima, afirmo como já afirmei no passado que esse modelo é impensável em Portugal. Temos uma cultura onde o compadrio, a cunha, a amizade ou o favor que ficou por pagar estão profundamente enraizados, por isso o único modelo que será aceite pelos professores e que no atual momento melhor defende a escola pública é a lista de graduação.

Assim, cada um sabe que se não tiver lugar é uma questão de tempo até chegar a sua vez, é simples, pacífico e não levanta suspeitas. Muitos estragos já foram feitos, muitas ultrapassagens foram cometidas e o dano causado não será remendado. Esperamos que haja o discernimento para não insistir no mesmo erro.

E concordo com o que diz a FNE, é altura de começar a discutir o assunto, pois o tempo passa a correr e daqui a nada é setembro novamente.

FNE quer definir já contratação de professores: “O tempo está a ficar curto”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here