Home Sociedade Concorda com a obrigatoriedade de utilização da aplicação Stayaway Covid?

Concorda com a obrigatoriedade de utilização da aplicação Stayaway Covid?

428
22

Vamos tirar da equação as pessoas que não têm telemóvel, sinceramente não sei como vão resolver essa parte se a lei for aprovada… Mas entre o direito à privacidade e a promoção da saúde, a aplicação Stayaway Covid, surge agora como catalisador de um debate que vai ao nível da Constituição Portuguesa.

Digam de vossa justiça, votem e comentem se assim entenderem.

(Resultados Finais)


Já há proposta de lei: multas até €500 para quem não instalar aplicação – ou quem não usar máscara na rua (a partir dos dez anos de idade)

Se o Parlamento aprovar a proposta que o Governo acaba de entregar aos deputados, qualquer pessoa a partir dos dez anos que esteja sem máscara na rua quando não houver distanciamento físico, assim como quem não instalar a aplicação Stayaway Covid nos contextos definidos pelo Executivo, terá de pagar uma multa que pode ir dos 100 aos 500 euros.

Na proposta de lei do Governo, a que o Expresso teve acesso, estabelece-se, como António Costa tinha adiantado após o Conselho de Ministros desta quarta-feira, a obrigatoriedade de usar máscara (ou viseira) na rua e em espaços públicos quando não for possível cumprir as normas de distanciamento social definidas pelas autoridades de Saúde. A regra será aplicável a todas as pessoas – e crianças – com mais de dez anos, exceto se tiverem uma deficiência ou doença que não se “coadune” com o uso da máscara ou se isso for incompatível com a “natureza das atividades que esteja a realizar”.

Por outro lado, se a proposta for aprovada passará a ser obrigatória a instalação da Stayaway Covid, a aplicação para rastreio da doença que por agora é de uso voluntário, em contextos “laboral ou equiparado, escolar e académico”, para toda a gente que tenha um telemóvel que o “permita”. Os trabalhadores em funções públicas, funcionários e agentes da Administração Pública, incluindo o setor empresarial do Estado, regional e local, profissionais das Forças Armadas e de forças de segurança, serão “especialmente” abrangidos pela regra, segundo se lê no texto.

Passará ainda a ser obrigatória a inserção do código gerado para que quem testa positivo possa sinalizar isso mesmo na aplicação – uma opção que até aqui tem ficado ao critério de cada utilizador.

A punição para quem desrespeitar estas normas já está definida: a proposta remete para o decreto-lei que define os moldes do estado de calamidade, em que o país voltará a entrar à meia-noite desta quinta-feira, estabelecendo assim que a multa poderá ir dos 100 aos 500 euros para quem incumprir as novas regras.

O primeiro-ministro anunciou as novas medidas no mesmo dia em que Portugal ultrapassou a barreira dos dois mil casos diários (foram 2072), um número que nunca tinha atingido. Por isso mesmo, o Governo decidiu decretar o estado de calamidade e impor uma série de regras, como a proibição dos ajuntamentos de mais de cinco pessoas. Apesar de ter recomendado “vivamente” o uso de máscaras na rua e a instalação da aplicação, o Executivo precisa agora de que esta proposta passe no Parlamento para que passe a ter força de lei. Mas, dentro e fora da Assembleia da República, a contestação à imposição destas regras – e especialmente da instalação da Stayaway Covid – já começa a gerar polémica.

Fonte: Expresso

22 COMMENTS

  1. O meu voto foi sim, porque de outra forma ninguém iria utilizar a APP.
    Provavelmente serei eu que estou a ser ingénua, e ignorante, mas do que vi na aplicação, o que aparece é o ID, do telemóvel, ora e é aqui que poderá estar a minha ignorância, a minha identidade não se encontra associada ao ID, mas sim, e isto só para quem tem assinatura, ao número de telemóvel. Portanto ninguém saberá onde ando.
    E se esta medida contribuir para controlar o número de infectados, e contribuir para proteger a minha saúde, não tenho problema nenhum com isso.
    Até porque se me quiserem controlar á muitas formas de o fazer, não é agora com esta APP.
    Se estiver errada agradecia que alguém me esclarecesse.
    Protejam se e protejam os outros

      • Sim de facto é assim que funciona e tendo a APP não fará sentido não introduzir.
        O problema que se coloca de momento é que esses códigos não estão a ser entregues em tempo útil, salvo algumas exceções.

      • Sim, é assim que funciona, e quem tem a APP terá que introduzir o código, não faz sentido não o fazer. O problema aqui é que esses códigos não estão a ser entregues em tempo útil.

    • Bom dia, Sr.Jose Couto compreendo a sua indignação, porque foi a mesma que eu tive quando vi a notícia pela primeira vez, e pensei como é que a minha mãe vai fazer ?! Ou até mesmo o meu marido que apesar de ter um telemóvel sem teclas, o mesmo não suporta a APP.
      Então fui pesquisar para saber ao certo.
      Só as pessoas que têm um telemóvel compatível com a APP é que têm que ter a aplicação.
      E como sempre o bom português tem solução para tudo e já há uma corrida á Worten para comprar o Nokia com teclas.

  2. Proposta showoff…
    Só para desviar atenções da sua incompetência.

    Não instalo esta APP por duas razões:

    – gasta demasiada bateria do meu telemóvel devido ao uso do bluetooth e da localização.

    – não adianta para nada relativamente á minha segurança na doença covid. Se ela me alertar á noite em casa, que tive 20 min ao pé de uma pessoa infectada nesse dia o que adianta? Telefono para a saúde 24 e mandar-me dar uma volta ao bilhar grande.
    Não me dão atestado para faltar ao emprego com tudo pago nem me vão fazer um teste que custa 100€.

    • Não estou aqui a tentar convencer ninguém estou apenas a trocar ideias.
      Posso lhe dizer que a APP não gasta assim tanta bateria á APP que gastam bem mais. Não carrego o telemóvel de dois em dois dias como fazia antes, carrego todos os dias….
      Em relação ao facto de ser alertada para o facto de ter estado perto de alguém com Covid, terá de facto de ligar para SNS 24 ou não, fica ao seu critério, mas poderá durante por exemplo os 14 dias ou dias de incubação, ter cuidados redobrados em relação aos outros.

    • Absolutamente de acordo.

      Mas há ainda outras razões… Com a obrigatoriedade da instalação da APP vem a obrigatoriedade de inserir o código caso esteja infetado. Depois virá a obrigatoriedade de realizar os testes, pagando do próprio bolso, por todos aqueles que recebem o alerta. Com isto o custo de todo o diagnóstico passa para o utente/trabalhador, acabando por nunca se saber qual é a fonte ou local de contágio. O ónus deixa de cair sobre as instituições para cair sobre os indivíduos.

      E nas escolas? Está a ser norma que os alunos muito próximos de um aluno infetado sejam, quando muito, enviados para casa e aconselhados a contatar a linha de saúde 24. Os professores nem isso. Alguns desses alunos voltam passados 2 dias, sem ter realizado qualquer teste. Mas se tivessem a aplicação, o que aconteceria? Seriam obrigados a realizar o teste por terem sido notificados, quando nas atuais circunstâncias não o realizam sabendo que estiveram ao lado de um infetado?
      Nada disto bate certo!

      • Vou só responder o seguinte, tendo a aplicação e sendo notificada de que esteve próxima de alguém infectado, ninguém sabe que foi notificada, ficará na sua consciência se deve comunicar às autoridades de saúde ou não. Poderá senão o fizer, mas tendo conhecimento, tomar cuidados redobrados.

  3. A APP deve ser obrigatória de acordo com o Costa mas medir-se a temperatura dos alunos à entrada nas escolas, é proibido. Está certo!
    E quem tem smartphone mas não tem dados ilimitados para estar ligado à net? Não me venham com a história que as escolas têm WIFI gratuito. Muitas funcionam a carvão…

    • Em relação ao facto de nas escolas não se poder medir a temperatura, concordo consigo não faz sentido. Não problemas nenhuns em que meçam a temperatura aos meus filhos. Quanto á ligação á internet, está não precisa de estar sempre ligada, basta ligar uma vez por dia para que os dados sejam recolhidos.
      Aproveito para dizer que no meu primeiro post disse que o que aparecia era ID do telemóvel, mas é uma informação incorreta, o que é partilhado é um código criado pela própria APP em relação ao dispositivo em questão.

  4. É mais do que óbvio o objectivo do GOVERNO SOCIALISTA quer com a obrigatoriedade.de instalar a APP STAYAWAY COVID !
    A maneira dos governos SOCIALISTAS ,por esse mundo fora ,com os resultados.ja’ conhecidos ( MISERIA , FOME e DITADURA ) . Basta ver o que se passou e passa na VENEZUELA .
    Pretendem estes ” Srs.” , a custa do COVID :
    – Usar uma força gigante que existe dentro de todos os seres o MEDO !
    Se como é dito que a aplicação não dá qualquer indicação especifica para efeitos de rastreio serve no entanto para , quando existam varias pessoas contaminadas num ambiente ( por exemplo um transporte público onde um indivíduo circule com horário apertado para o trabalho ,ainda que nesse transporte circulem varias pessoas com COVID ,o individuo com MEDO do contagio não entre no dito transporte com o prejuízo que isso lhe traz .
    O governo em compensação não passa a responsabilidade para os cidadãos e não assume os custos de colocar na rua o número de transportes em quantidade ajustada as reais necessidades publicas .Veja-se como circulam nestes tempos os transportes públicos
    Dá também MUITO JEITO a estes governos colocar POLICIA na rua a FAZER COLETAS DE MULTAS a boleia da aplicação !
    Antes da crise COVID 19 ,quase não era visto policiamento urbano ,para a criminalidade comum , agora pretende-se iniciar a COLETA VIA MULTA , já nao vai existir falta de policiamento ?!?
    QUEREM ESCONDER OS SUCESSIVOS ACTOS DE CORRUPÇÃO , ROUBOS DOS ACÓLITOS E AMIGOS e FUGIR A SUA RESPONSABILIDADE PASSANDO ESSA RESPONSABILIDADE PARA QUEM PS SUSTENTA ATRAVÉS DO HUMILDE TRABALHO DIÁRIO !

    A QUEM PENSAM QUE ENGANAM ?

  5. Depois de ver estes comentários todos, quero pôr uma questão.
    SE TIVESSEM NO “PODER”, QUAL SERIA A VOSSA SOLUÇÃO PARA TRAVAR O CONTÁGIO?
    Eu não tenho partido, por isso estivesse lá o PSD, PCP ou outro qualquer o meu comentário seria o mesmo, quero com isto dizer que não estou a tentar defender o partido que se encontra agora no poder.
    Mas penso que seja difícil para qualquer um, tentar fazer algo para travar pandemia sem que sejam criticados, e que as pessoas aceitem e cumpram as regras….enfim.
    É proibido beber álcool na rua, a partir de uma certa hora…. é o que se vê, até se encontram em sítios escondidos
    É proibido ajuntamentos, é vê-los todos juntos
    São contra muitas regras ou a inexistência delas nas escolas, mas esquecem-se de dizer aos filhos que fora dela têm que continuar com a máscara, não devem andar aos beijinhos e abraços com os colegas, como cheguei a ver quando ia pôr o meu filho á escola.
    É proibido, como já referi anteriormente ajuntamentos, mas ninguém pode passar um ano sem fazer uma festa de anos, com familia, amigos quantos mais melhor, eu tenho dois filhos e eles este ano festejaram os anos comigo e com o pai, o resto do dia estiveram online com os amigos.
    Dentro de espaços fechados todos deviam usar máscara, conheço muitas empresas, em que nem funcionários, nem patrões as usam
    Eu não tenho nenhuma solução milagrosa para o problema, mas se todos cumprissem minimamente as regras, talvez não fosse necessário a extensão delas ou mesmo novas regras.
    Há quem diga que se tiver que apanhar, apanha que não vão deixar de fazer o que gosta só porque o governo assim o diz.
    Pois mas eu não quero apanhar. Tenho conhecimento de pessoas que supostamente seriam saudáveis e que neste momento estão com sequelas devido ao covid.
    Por isso como não sei o que me poderá acontecer se for contaminada, prefiro continuar a comprir para que isso não aconteça.

    • Aquilo que me leva a contestar esta ,e outras , medidas do gênero é basicamente a farsa que apenas pretende mascarar a ineficácia de quem nos governa !
      Vejamos :
      – Para que serve dita APP ?
      Para informar que estaremos próximos de um potencial infectado …..e DEPOIS ?
      E se o utilizador ,estiver dentro de um dos transportes que quem governa disponibiliza ?
      Estou certo que todos que utilizam os transportes ,podem dizer se as DISTANCIAS REGULAMENTARES SÃO CUMPRIDAS ?!?
      Pois é ,parece que não !
      Os transportes públicos que o governo disponibiliza não são os mesmos que disponibiliza aos ministros , secretários de estado e a infinidade daqueles que são sussentados.por quem efectivamente produz !
      Mas voltando ao exemplo anterior :
      O individuo está para entrar no transporte ,e correndo bem , é informado a tempo e não entra naquele transporte ,aguarda.pelo próximo que chega nas mesmas condições ,que faz ?
      1) Continua a aguardar ?
      2) Chama um Taxi ( ou equivalente ) ?
      3)Desiste de ir trabalhar ?
      Em qualquer dos casos.quem assume os custos !
      Aquele que tendo de ir trabalhar ( com os vencimentos miseráveis que são praticados.) , ainda tem de pagar mais este “EXTRA”?
      – E se o utilizador estando já dentro do transporte , numa paragem posterior vir aparecer uma mensagem de um ,ou vários infectados entre varias pessoas que entram numa dada paragem ?
      Que faz salta do transporte ,mesmo em andamento , ou até já foi infectado ?
      E se tiver sido nessa altura infectado ,como é ?
      Acho que o que está implícito na tentativa de ” EMPURRAR ” esta solução é :
      1) Passar a responsabilidade para.a entidade abstracta ” POVO ” ,da real responsabilidade de quem governa ( assim se as coisas correrem mal , já sabemos quem é o bode expiatório …?? POVO )
      2) Uma OPURTUNIDADE DE COLECTA DE FUNDOS PELA MULTA MACIÇA )
      500€ para quem ganha cerca de 600 €.
      AH GRANDE COLHEITA !
      Pessoalmente acredito que a “MENTE BRILHANTE ” – e até suspeito quem foi – que teve a.ideia até colocou a hipótese de a medida não passar , mas.pelo.menos passar a responsabilidade se algo correr mal !
      Solução real :
      Mais transportes públicos nas horas principais de deslocação a trabalho ,e limitadas a quem efectivamente vai trabalhar .
      Controle do bom cumprimento dos horários , não permitindo que determinadas forças criem ” micro greves ,com o respectivo cumprimento dos horários ….doa a quem doer , e percam- se os votos que se perderem !
      SERÁ QUE NESTES TEMPOS A REQUISIÇÃO CIVIL ,se necessário não se justifica ,ou será cumprir ,pagar e não reclamar é só para alguns ?
      Ouço com muita frequência os ditos ” RESPONSÁVEIS ” a dizer ” A RESPONSABILIDADE É DE TODOS ” , e pergunto- me se é de todos porque decidem os governantes UTILIZAR TAO MAL OS RECURSOS FINANCEIROS PÚBLICOS , NÃO SAO CHAMADOS A RESPONDER CRIMINALMENTE PELOS MESMOS E QUEM PAGA SÃO OS QUE PELO SEU TRABALHO ACABAM POR PAGAR E VIVER MISERAVELMENTE !?
      Pode parecer uma posição politica ,mas não o é .
      É uma constatação dos factos e uma.tentativabde desmontar.uma FARSA !
      A MESINHA DA APP STAYAWAY COVID19 ,PARA ACABAR COM O VIRUS

      • Concordo consigo quando diz que deveria de haver mais transportes, apesar de que eu ando todos os dias nós mesmos e felizmente não é todos os dias que não consigo manter a distância, mas infelizmente sei que em algumas zonas é impossível todos os dias.
        Mas devo-lhe dizer que se estiver no autocarro e for alertada de que se encontra alguém próximo de si com Covid, então responda-me: NÃO DEVERIA ESSA PESSOA ESTAR EM ISOLAMENTO?! SE NÃO ESTÁ DEVIA.
        A APP o que faz é: Imaginamos que eu estive próxima de si, a menos de dois metros, durante 15 min. e passados dois dias foi-me diagnósticado Covid, eu ai irei introduzir o código que me é entregue na APP, e ficarei em isolamento. Só nessa altura é que a senhora será alertada de que dois dias antes esteve próxima de uma pessoa, eu, e que nessa altura poderei tela infectado. Após a recepção dessa notificação que só a senhora é que tem conhecimento, ficará ao seu critério contactar SNS24 ou simplesmente tomar precauções redobrada.

  6. Ilda Pinheiro :
    É exactamente pelo que disse ,e eu referi ,
    que considero a OBRIGAÇÃO de utilizar a AAP não uma solução ( qualquer pessoa que pense um pouco, e seja intelectualmente honesta percebe que não o é ) , mas sim um pretexto que pretende outros outros objectivos que não o bem colectivo !
    Os OBJECTIVOS SÃO :
    1) DESCARTAR RESPONSABILIDADES ) ;
    2) ARRECADAR MULTAS ;
    3) CONTROLAR PELO MEDO O COMPORTAMENTO AQUELES QUE JÁ POR NATUREZA SÃO CIDADÃOS HUMILDES E TRABALHADORES .
    NÃO ME PARECE QUE PESSOAS MARGINAIS VÃO FICAR MUITO IMPRESSIONADOS E CUMPRIR !

    AQUILO QUE O PAIS PRECISA É DE GENTE SERIA E COMPETENTE A TOMAR DECISÕES EFECTIVAS ,QUE PIDEM ALOCAR RECURSOS FINANCEIROS ,MAS NÃO DECISÕES PARA PROTEGER .BANCOS QUE SÃO NINHOS DE AFILHADOS ,OU EMPRESAS DE INTERVENÇÃO PUBLICA ONDE SE ACOITAM OS ” AMIGOS ” e ” COMPADRES ” ,QUE SORVEM OS RECURSOS PÚBLICOS NECESSÁRIOS PARA A RESOLUÇÃO SÉRIA DOS REAIS PROBLEMAS QUE TEMOS NESTE MOMENTO !
    E AS AFIRMAÇÕES QUE FAÇO NÃO SÃO DE CARACTER DE ESCOLHAS POLITICAS MAS DE CARACTER DE NACIONAL !
    ACHO QUE JÁ É HORA DE TODOS ACORDAREM E ANALIZAR OS FACTOS E DEIXAREM DE IR EM MEZINHAS E ” CHÁS BARATUCHOS ” E COMEÇAR A REQUERER MEDIDAS SÉRIAS – COM CUSTOS FINANCEIROS ,SE FOR O CASO – ,MAS EFECTIVAS !

    O COVID 19 NÃO SE DEIXA ENGANAR COM CONVERSA DE FEIRA !
    SERÁ QUE O POVO É MENOS INTELIGENTE QUE O VIRUS ?!

    • D. Selva, segundo o que percebo dos seus comentários, a única responsabilidade e obrigação de controlar o contágio é única e exclusivamente do governo.
      E estando nós a falar do que o governo pode ou não fazer para controlar a pandemia e não de outras ações do governo. Deve dizer que por mais medidas ou obrigações que o governo implemente serão sempre tomadas de ânimo leve por todos.
      Ora vejamos, é proibido ajuntamentos, mas no entanto eles existem, ainda um dia destes o meu vizinho tinha em casa, entre pessoas aqui da zona e outras do norte mais de trinta pessoas, se houver infectados?! A RESPONSABILIDADE É DO GOVERNO…..
      Numa das paragens que eu apanho o autocarro, é um parque intermodal, andando jovens e adultos a andar de bicicleta, skate, jogging, etc. Já não é a primeira vez que vejo grupos com mais de dez todos juntos sem máscara e sem distância, e como se não bastasse já tenho visto beberem todos da mesma garrafa, já para não falar nos beijinhos e abraços, se houver infectados?
      A RESPONSABILIDADE É DO GOVERNO…
      Há um café perto do meu trabalho, que está sempre cheio, sem distanciamento, e máscaras nem clientes nem funcionários, se houver infectados?
      A RESPONSABILIDADE É DO GOVERNO…
      Nós autocarros é obrigatório o uso de máscara, bem colocada, pois bem nem todos a trazem bem colocada e até alguns a põem no queixo para poderem falar ao telemóvel, isto para não falar de que quando estão na paragem, estão sem máscara e sem distanciamento, se houver infectados?
      A RESPONSABILIDADE É DO GOVERNO…
      No outro dia a minha cabeleireira disse-me que na casa do vizinho, é festas todos o fim de semana, o filho convida os amigos e quando está bom tempo utilizam a piscina, senão é só comes e bebes, e não são duas ou três pessoas, são muitas mais, se houver infectados?
      A RESPONSABILIDADE É DO GOVERNO…
      É obrigatório o.uso de máscara em recintos fechados, posso lhe dizer, por experiência própria, que não é efectuado.se houver infectados?
      A RESPONSABILIDADE É DO GOVERNO…
      As pessoas que se encontram infectadas não devem sair de casa, mas há muitos que saem e a maior parte não por necessidade, se houver infectados?
      A RESPONSABILIDADE É DO GOVERNO…
      Não sei se a senhora sabe mas ainda há pouco tempo os transportes foram reforçados para quase o dobro, devido ao passe navegante. E com isto quero lhe dizer que antes de haver este passe muitas pessoas iam de carro para o trabalho, algumas gastavam mais cem, cento e poucos euros a irem de carro ao invés de irem de transporte, sei inclusive de pessoas que achavam que andar de transporte público era para a ralé, mas agora essas mesmas pessoas utilizam o transporte público por ser tão barato. Porque não vão agora de carro?! O facto de andar no transporte público não é para mim o maior foco de contágio, isto se as pessoas cumprirem correctamente as regras.
      De todas pessoas que conheço e já não são assim tão poucas, e que estão ou já estiveram infectadas, por incrível que pareça, nenhuma utiliza os transportes públicos.
      E terminando, A RESPONSABILIDADE É DE TODOS, se eu e a senhora não nos protegermos, e protegermos os que nos rodeiam, não há medidas certas ou erradas que nos valham….

  7. D.Ilda :
    Tudo o que disse não n9s isenta da nossa parte como cidadaos !
    Alias ao ir para os locais de trabalho estamos já a cumprir uma parte dessa responsabilidade ao trabalhar .
    Também ao ter os cuidados que os tecnicos de saude ,e servicos de segurança , nos aconselham , ou até possam impor ,estamos a cumprir o nosso dever e contribuir para o combate a pandemia .
    Ao governo ( ou governos ) , cabe fazer uma administração correcta e adequada – o que está mais que comprovado NÃO FAZ – dos recursos financeiros e humanos que o POVO ,lhe põe ao dispôr , e deixar as decisões de caracter técnico ser decididas pelos que estão habilitados a faze-lo !
    Não me parece que a aplicação STAYAWAY ,seja aconselhada por ninguem das areas tecnicas referidas ,e aliás aas ultimas afirmações de quem de assuntos de saude e até seguranca , está habilitado a falar do assunto são contrarias a esta “SOLUÇÃO ” .
    CURIOSO QUE ATÉ PARTIDARIOS IMPORTANTES DO P.S. E MEMBROS DO GOVERNO JÁ SE MANIFESTARAM CONTRARIOS !?
    Outros insistem na ” ideia peregrina ” , será que estes últimos são sao de raciocinio lento?
    Não o creio !
    Acredito que são até demasiado expertos e o objectivo era outro muito pouco nobre , como é habitual neste tipo de gente !
    PARAIM É ASSIM :
    1) a . O GOVERNO DIRIGE OS RECURSOS FINANCEIROS PARA OS FINS ADEQUADOS .
    b . GERE OS RECURSOS HUMANOS , QUE SÃO PAGOS POR TODOS ( TECNICOS DE SAUDE ,POLICIA …),AO SERVICO DE TODOS !
    c. UTILIZA AS FORÇAS DE SEGURANÇA PARA IMPOR AS LEIS DE PAIS A TODOS DE FORMA IGUAL

    O GOVERNO GERE NAO POR MOTO PROPRIO
    ,COMO TEM ACONTECIDO , MAS SEGUINDO AS NORMAS E LEIS INDICADAS.PELOS ESPECIALISTAS DE SAUDE E PELAS AUTORIDADES DE SEGURANÇA EM EXERCICIO !

    2) OS CIDADAOS CUMPREM , NESSE CASO, O QUE LHES É INDICADO FAZER .
    NESTA EQUAÇÃO A GENIALIDADE ( eu diria esperteza saloia ) , quem tem estas ” ideias peregrinas ” é dispensada ,seja qual for a sua
    motivação !
    Que cada um cumpra aquilo para que está preparado ou para tal foi mandatado !

    MAS PARA MIM O ASSUNTO ESTÁ ENCERRADO POIS A IDEIA É TÃO “BRILHANTE” QUE SÃO JÁ MUITAS OPINIÕES QUE O DIZEM ( COMO DISSE ATÉ DA AREA ONDE A IDEIA.NASCEU ) , QUE SÓ POSSO CRER QUE.NEM TODOS AGEM DE MÁ FÉ. OU POR IGNORANCIA.!

    PARECE QUE O VIRUS E INTELIGENTE MAS ….AINDA HÁUITA GENTE SÉRIA E MAIS INTELIGENTE QUE O VIRUS !
    AINDA HÁ ESPERANÇA DE VENCER TUDO QUE DE MAU NOS ATORMENTA ,ou seja os VIRUS e PARASITAS HUMANOS.,HABITUADOS A VIVER A CUSTA DA SAUDE E VIDA HONESTA DOS OUTROS !
    AINDA HÁ ESPERANÇA !

  8. D.ILDA :
    Admiro o seu empenho em defender a ” SOLUÇÃO ” ,e ainda mais é bde admirar se tivermos em conta que afirmou que não que : ” não estou aqui a tentar defender …” !?
    Bem e para concluir até porque acredito que a inteligência das pessoas honestas não vai ceder NEM AO VIRUS NEM AOS PARASITAS QUE AFECTAM O SER HUMANO NESTE MOMENTO , e para isto basta.ver.a aceitação desta ” IDEIA PEREGRINA desde alguns membros do governo até muitos especialistas de saude para perceber , senão for por golpes de teatro a boa maneira P.S ,
    Sabe minha Sra. deixo-lhe dois ditados populares que sobre este assunto , bem meditado dizem tudo :
    1) ” Á MULHER DE CESAR NÃO LHE BASTA SER SÉRIA ….TEM TAMBÉM DE PARECER “;
    2) ” QUEM TE MANDA SAPATEIRO TOCAR RABECÃO ?! “.

    Creio que entendeu , e se calhar até sabia !
    VALE A PENA MEDITAR !

    • Bom dia D. Sevla, não bata mais no ceguinho, que eu não preciso que me assobiem para beber água. Quem parece que tem motivações políticas é a senhora, não eu. Senão veja os seus comentários e conte às vezes que falou no PS, e de como estes parasitas governam não só no nosso país como também lá fora, e depois conte as vezes que eu falei.
      Quando comentei este post, era em relação a uma e só uma, medida do governo. Se esta irá ser útil? o tempo o dirá, se deve ser obrigatória? deixemos a quem tem essa competência decidir.
      Eu não vim aqui com motivações políticas tentar demostrar a competência ou falta dela do governo.
      Dirigi-me á Senhora com o intuito de a esclarecer sobre a forma como funciona a APP, que segundo os seus comentários, a senhora não faz ideia nenhuma de como funciona (não entrar ou saltar do autocarro se lá se encontrar um infectado?! Estaremos muito mal então, se as pessoas que estão infectadas andarem a circular nos transportes públicos)
      Espero que com o meu esclarecimento tenha entendido que a mesma não funciona como a senhora descreveu.
      Aqui talvez se possa empregar o seu provérbio, que escreveu no seu comentário
      “QUEM TE MANDA SAPATEIRO TOCAR RABECÃO ?! “.
      Ou seja veio criticar algo da qual não tem o mínimo conhecimento.
      Se quer a minha opinião em relação ao governo, que por acaso agora é PS, não tenho qualquer problema em lhe dizer.
      Sou contra as injeções no Novo Banco, sou contra as muitas privatizações que foram feitas e que só pioraram os serviços prestados ao “povo”.
      Sou contra o TGV entre Portugal e Espanha, porque no meu entender só irá beneficiar uma parte do país. E o norte?! E o centro, á tanto esquecido. E poderia continuar
      Como vê eu também tenho opinião contra ao Governo, não por o mesmo ser socialista, mas é o que está a tomar estas decisões no momento.
      Mas da mesma forma que tenho contra, também tenho a favor.
      A oferta dos manuais escolares a todos os alunos, a implementação do passe navegante e que espero que venha a ser implementado pelo país todo.
      E termino dizendo lhe que a Única coisa que estava aqui a defender era a minha OPINIÃO.
      Um bom dia, proteja-se e proteja os outros

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here