Home Rubricas Comunicação: a chave do sucesso.

Comunicação: a chave do sucesso.

102
0

CPCJMais um ano lectivo a começar! A preocupação dos pais no sucesso dos filhos. Os horários para cumprir, os cadernos e os trabalhos de casa! A hora de deitar. É preciso dormir cedo. Começa a azáfama da semana em casa, na escola, na cabeça de cada um, e a semana passa a correr, enfim que chega o sábado para descansar, pois que no domingo é hora de recomeçar de 2ª a 6ª de Setembro a dezembro, mas que labuta!

Pais e filhos num cumprimento de horários e responsabilidades que se esquecem das coisas simples, do diálogo, da atenção, da compreensão e, aí vem a desarrumação mental, a insegurança paternal e a insegurança das crianças, a revolta e agitação dos jovens.

E mesmo assim queremos bons alunos, calmos, atentos, bem comportados e submissos, mas também criativos e empreendedores.

Esta mensagem é um apelo aos pais, aos professores, aos cidadãos e aos alunos, para que não se esqueçam de que a comunicação é a chave do sucesso e que para tal, deve existir um diálogo aberto, calmo e sereno, construtivo e positivo. Aos directores das escolas pede-se que não se fixem nas metas de sucesso e na avaliação externa, fortalecendo o elenco académico. Porque cada aluno, vem de uma casa, de uma família cada um com a sua história de vida. Precisam de ser ouvidos, acarinhados, compreendidos e apoiados, precisam encontrar a sustentabilidade emocional que muitas vezes não encontram na família. Os colegas e os  amigos, os pares, como agora se diz, são um grande suporte emocional, então vamos acarinhar o nosso filho, mas também o amigo do amigo dele.

Vamos iniciar o ano com espírito positivo e sereno, com amor, carinho e reciprocidade com uma comunicação empática e construtiva para Todos.

Maria Leonor  Ramos Neves Rodrigues

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here