Home Escola ComRegras Leaks! Afinal as Autarquias não iam gerir apenas paredes e pessoal...

ComRegras Leaks! Afinal as Autarquias não iam gerir apenas paredes e pessoal não docente…

148
0

top-secretO Programa Operacional de Capital Humano (POCH) é atualmente o mecenas da educação. Aqueles que defendem que Portugal deve sair da Europa, esquecem-se dos milhões que vão chovendo com alguma regularidade neste país à beira mar plantado. E o mais recente Plano Nacional de Promoção de Sucesso Escolar, bem como a aposta em cursos profissionais são abençoados pelo capital europeu. Talvez por isso torça o nariz quando ouço falar tanto em atingir uma cota de 50% de alunos no ensino profissional…

Este capital é demasiado tentador e as autarquias sempre tiveram intenções de apanhar uma fatia do bolo. Já referi no passado que sou desconfiado da entrada das autarquias na vida escolar, mesmo que seja limitada à gestão de infraestruturas ou do corpo não docente, a verdade é que o seu manto de influência aumenta. Não somos anjinhos e sabemos perfeitamente que a escola, enquanto elemento central de toda uma comunidade, é um elemento com enorme peso social e tem uma enorme capacidade de orientar futuros votos, principalmente em meios mais pequenos…

O anterior governo deu um presente às autarquias, estas, através das CIM – Comunidades Inter Municipais, implementariam um programa educativo entrando claramente na vertente pedagógica escolar. Afinal as boas intenções estavam mascaradas, pois cantou-se a música de à escola o que é da escola quando em surdina se preparavam modelos pedagógicos… Como é possível colocar alguém sem experiência escolar a opinar sobre a sua gestão/orientação pedagógica?

Por que razão estão as autarquias a servir de intermediários, quando o dinheiro podia perfeitamente chegar às escolas via Ministério de Educação?

Mas as coisas correram-lhes mal e existe atualmente um grande desconforto nas altas instâncias municipais. A tutela e muito bem, disse-lhes “alto e para o baile, que quem vai fazer o projeto são as escolas e não vocês!”

Nada disto é público, mas aconteceu… e prova bem as desconfianças que tive e vou continuar a ter. Quando existem milhões, muitos milhões por perto, a tentação é grande e canalizar os ditos para algo que não era bem o que estava acordado é um piscar de olhos…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here