Home Rubricas Como se pode e deve pedir desculpa.

Como se pode e deve pedir desculpa.

463
0

desculpaPedir desculpa é algo que todos temos que aprender a fazer, desde crianças, dado que erros que por vezes cometemos, mesmo que os possamos de seguida e devamos emendar, podem causar dano ou dor a alguém, e merecem sempre, um “sincero” pedido de desculpas.

Pedir desculpa não é uma vergonha, até é um acto muito honroso e de humildade.

Pedir desculpa, para ser o que atrás é referido, deve ser raro. Tornar o erro e consequente desculpa uma banalidade, deixa de ter significado, e o erro sobrepõe-se a tudo.

Erros, todos cometemos, e ai de quem o nunca tenha feito, faça ou venha a fazer, é supra-humano. Errar é humano, pedir desculpa também, tentar evitar o erro compete-nos a todos, para erramos o menos possível, mas erramos e desculpamo-nos , vida fora!

Todo este relambório, vem a propósito de pública, publicamente e publicadamente ter havido necessidade de ouvirmos desculpas. Desculpas de actos graves cometidos em funções públicas, que afectaram e ainda afectam muitas e muitas pessoas, e cujo pedido de desculpas não trouxe de imediato a resolução das situações, que fizeram com que tivesse que existir erro e consequentemente pedido de desculpa.

E por certo o pedido de desculpa foi feito, como deveria ter sido, mas soube mais a uma obrigação face a demasiadas pressões, do que a um acto espontâneo e imediato, e que seria feito “sem mais”. Parecia que não seria, mas talvez o fosse.

E nada ainda ficou bem resolvido, nem teve consequente indicação, humilde, de quando e como seria.

Não queremos nunca que alguém se tenha que acabrunhar quando desculpa pede, por errar, dado que todos erramos e esperamos ter sempre a hombridade de querer e saber rapidamente pedir desculpa, sem nos humilharmos, unicamente e verdadeiramente nos desculpando.

Sendo, essencial – apesar de não raras vezes não acontecer – , saber ensinar os que têm connosco a aprender, a saberem pedir desculpa, bem como noutras “circunstâncias”, a saber agradecer e pedir por favor.

Tem que ficar só relembrado que erramos – é humano, todos o fazemos – , temos que pedir desculpa, mas que tem sempre que ser algo muito nosso, muito intenso, muito verdadeiro, e se possível com a emenda pronta e preparada, para não ser demasiado banal errar e pedir desculpa!

Augusto Küttner de Magalhães

Setembro 2014

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here