“Odeio quando as pessoas confundem formação académica com inteligência. Qualquer um pode ter um diploma de bacharel e ainda assim ser um idiota.”
Como o sistema de ensino está a falhar os nossos filhos e o que fazer a esse respeito
A qualidade do professor sempre foi a alavanca mais importante para melhorar os resultados dos alunos. Temos que atribuír um estatuto mais elevado à profissão docente.
O nosso atual sistema de ensino ainda se baseia nos princípios de conformidade e concordância. A maioria das pessoas ainda crê que inteligência humana é sinónimo de bons resultados académicos. E esta é uma conceção muito limitada de inteligência e de competência. Elon Musk recentemente afirmou numa das suas publicações nas redes sociais: “Odeio quando as pessoas confundem formação académica com inteligência. Qualquer um pode ter um diploma de bacharel e ainda assim ser um idiota.” Não posso estar mais de acordo.
O problema que se põe é que se tomarmos como ponto de partida uma conceção limitada de competência, gerar-se-á automaticamente uma ampla conceção de incompetência. Faz sentido, certo?! Isto também significa que haverá um grande número de pessoas que pura e simplesmente não encaixam neste perfil exclusivamente académico e que necessitam, segundo estes padrões limitados, de ajuda “corretiva”.
Mas o nosso mundo mudou desde então. Conformidade e concordância são relíquias do passado. O mundo em que vivemos é muito mais acelerado e complexo do que era. Para enfrentar estes novos desafios, não precisamos de conformidade e concordância. Todavia o sistema educativo continua colado a metodologias desatualizadas.
são 6 euros?