Numa altura em que é certo que vão querer alterar a ADD nesta legislatura…aqui fica o testemunho de um dos mais prestigiados Historiadores e Pedagogo, António Nóvoa.
Numa altura em que é certo que vão querer alterar a ADD nesta legislatura…aqui fica o testemunho de um dos mais prestigiados Historiadores e Pedagogo, António Nóvoa.
Nunca percebi porque é que se cai na armadilha preferida dos governos: ver a questão da avaliação dos professores como uma questão fundamental para a melhoria do ensino… Com o devido respeito pelo professor António Nóvoa, porque a tenho, deviam os académicos preocuparem-se mais em melhorar o Ensino Superior e , já agora, a formação dos docentes desse grau de ensino e dos percursos formativos…
Este ruído sobre a avaliação dos professores, pondo-a como o alfa e o ómega da melhoria do próprio sistema, tem como objectivo primordial A REDUÇÃO DE CUSTOS, mais NADA!!! Tudo o resto é demagogia e conversa fiada. Na amada Finlândia do secretário Costa nem sequer existe avaliação nenhuma, mas isso não interessa nada quando os objetivos primordiais são a redução de custos e maior domesticação da classe, pena é que alguns alinhem na fila como carneiros obedientes sem se questionarem.
A avaliação docente é, e será, o que os professores quiserem que o diga a saudosa doutora Lurdes Rodrigues que, com a mesma conversa, provou um remédio bem amargo!
Falou sem dizer nada. Um completo vazio !
“Numa altura em que é certo que vão querer alterar a ADD nesta legislatura”???!!
É quase certo que não vão mexer em nada. Porque para o governo a atual está muito bem, em que os professores progridem devagar e a maioria nunca vai alcançar os últimos escalões, e porque mexer implica muita confusão durante muito tempo.
Parece é que há alguns professores ávidos de alteração na esperança de que lhe caiam um grãos de milho…
António Nóvoa, é um flop, um teórico que não conhece a escola. Foi meu professor no mestrado e nada aprendi com ele. Nada!