Início Sociedade “Como é que se atreveram?” | “Roubaram-me os sonhos e a infância”...

“Como é que se atreveram?” | “Roubaram-me os sonhos e a infância” | “Nós nunca vos vamos perdoar!”

1066
2

Querem melhor aula de cidadania do que esta brilhante e corajosa intervenção de Greta Thunberg? O seu discurso hoje na Cimeira da Ação Climática foi um exemplo para os nossos alunos e um puxão de orelhas valente para toda uma sociedade e políticos que “só pensam em dinheiro”.

Parabéns, Greta Thunberg!

Obrigado, Greta Thunberg!

Desculpa, Greta Thunberg!

“Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e a infância com as vossas palavras vazias”, disse Greta. “Eu não devia estar aqui, eu devia estar na escola, do outro lado do oceano”

“Vocês estão a falhar-nos. Mas os jovens estão a começar a compreender a vossa traição. Os olhos de todas as gerações futuras estão em vocês. E se vocês escolherem falhar-nos, nós nunca vos vamos perdoar. Não vos vamos deixar seguir impunes. Aqui e agora é onde vocês devem estabelecer o limite. O mundo está a acordar. E a mudança está a chegar, quer vocês queiram ou não.”

COMPARTILHE

2 COMENTÁRIOS

  1. Desculpa porque? Concordo com a defesa do ambiente, temo as alterações climáticas, acho que devemos mudar comportamentos… Mas já sou velho, muito velho mesmo, para acreditar que qualquer indivíduo vai salvar o Planeta! Não vai simplesmente acontecer!!! A globalização criou o capitalismo e as necessidades globais!!! Não tenho nenhum motivo para acreditar que as ações predatórias dos seres humanos vão mudar! O que posso augurar é a criação de uma élite com acesso a todas mordomias e uns quantos que vão ser convencidos que terão de empobrecer e mudar os seus hábitos para salvar a Terra… As necessidades de consumo ultrapassam agora a obesa Europa, que está decadente… Os países emergentes, as verdadeiras potencias do futuro, nomeadamente a China e a Índia, disputarão cada vez mais as matérias primas , com uma crescente população com maior poder de compra… Nestes dois países está a maior parte da Humanidade … Acgham que eles estão preocupados com a Greta? Com os animalismo crescente dos Ocidentais? Com a maneira como interpretamos a realidade? Com a Greta?
    Não é uma visão optimista? Porque seria se conheço a nossa História? A nossa Humanidade… Bem que gostaria que fosse doutro modo, mas não posso vendar os olhos com névoa fácil da demagogia salvítica!

    • A Greta, bem ou mal, com moral ou não, representa a sua e futuras gerações. A essas sim devemos pedir desculpa, todos nós, pois todos nós temos responsabilidade pelo estado que o planeta chegou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here