Home Escola “Como é que eu vou fazer exame se não tenho professor?”

“Como é que eu vou fazer exame se não tenho professor?”

2513
3

A frase foi proferida por um aluno e a resposta é um redondo silêncio…

O Sexta às 9 fez uma reportagem sobre a falta de professores, onde o Ministério da Educação aponta 4 causas para o efeito, sem no entanto apresentar qualquer solução.

Na reportagem uma mãe conta que o seu filho teve apenas 2 semanas de aulas de matemática desde o início do ano letivo.

O PSD aponta hoje o dedo ao Governo sobre este problema que não tem solução imediata, exceto se os professores começarem a realizar horas extraordinárias. Algo que o Governo não quer, pois os custos serão significativos e o país está em situação de emergência nacional.

O caminho que será implementado será o mesmo do ano passado, questões opcionais nos exames de modo a não “prejudicar” os alunos. Porém, sendo os exames um mecanismo que visa acima de tudo a igualdade, até que ponto faz sentido apostar em algo que está ferido de morte na sua própria essência?

Além disso e para mim muito mais importante, pois a escola não é ou não deveria ser apenas exames, há milhares de alunos a ficar para trás, há milhares de alunos a serem prejudicados naquele que é o mais reconhecido elevador social. Se a matéria não é lecionada, não é assimilada e não se lava as mãos apenas com questões opcionais!

Este não é apenas mais um problema, este é o maior problema do ensino atualmente.

Sem professores não há aprendizagem, não há escola e consequentemente não haverá desenvolvimento social, cultural e económico. E para os próximos anos está prevista a saída de cerca de metade dos professores atualmente no ativo.

Isto é uma bomba relógio!

Carreguem na imagem para aceder à reportagem.

3 COMMENTS

  1. Tanto massacraram a classe docente, tanto riram na nossa cara, tantas alterações fizeram no ECD, que agora não têm quem substitua quem se reforma, quem sofre de burnout, quem se sente angustiado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here