Home Notícias Como É Que Eu Consigo Estar Atento Se Tenho Os Pés Frios?

Como É Que Eu Consigo Estar Atento Se Tenho Os Pés Frios?

363
0

Não há flexibilidade curricular ou outra qualquer política educativa que elimine o frio nas salas de aula. São por demais os casos conhecidos de alunos que levam mantas para as escolas, algo que nos deveria envergonhar a todos, principalmente os responsáveis pela Educação nacional.

O ato de aprender obriga a uma concentração significativa, algo que não acontece quando estamos a pensar mais nos pés do que nos Lusíadas ou teorema de Pitágoras… E depois ainda temos os alunos que por evidentes dificuldades económicas não têm os agasalhos devidos e que contavam com a escola para sentirem algum conforto diurno.

Mas tudo bem, caminhamos para um superávite com algumas escolas geladas, carregadas de amianto e chuva dentro das salas.

Prioridades…


Alunos da Escola Secundária de Serpa desatentos em sala de aula devido ao frio que sentem

A Escola Secundária de Serpa continua a oferecer aos alunos, más condições, em sala de aula.

Naquele estabelecimento de ensino, os livros e cadernos dão lugar aos cobertores e chapéus de chuva.

Quando chove ou há tempestades, a água “entra dentro das salas”, já para não falar “do frio”.

“Os alunos não têm as condições ideais para o cumprimento da sua função”, muitos deles “estão mais preocupados em aquecerem-se do que em estar concentrados”, lamentou à Rádio Pax, Francisco Oliveira, director do Agrupamento de Escolas nº 2 de Serpa.

O estabelecimento de ensino “está a funcionar há cerca de 50 anos, quando devia ter cessado actividade entre os 10 e os 15 anos”. O mesmo responsável afirmou que “de todas as escolas da região, esta é a que apresenta necessidade urgente de intervenção”. Francisco Oliveira referiu que as promessas de requalificação são “sucessivamente adiadas.

A estas más condições juntam-se ainda as infiltrações e as roturas de betão das paredes.

A escola tem neste momento menos uma sala, ao serviço dos alunos e professores. Recentemente a “placa de betão da parede [daquele espaço] rachou de cima a baixo”, disse preocupado o diretor do estabelecimento de ensino.

A Rádio Pax sabe, que a pasta da requalificação da escola passou para a tutela da nova Secretária de Estado da Educação, Susana Amador. A Câmara de Serpa já terá também solicitado uma reunião com a Secretária de Estado.

Enquanto o Governo não se decide em encontrar soluções, para este problema, que afecta o ensino daqueles alunos, a escola procura assegurar o melhor funcionamento possível, através da realização de “pequenas intervenções”.

Fonte: radiopax

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here