Home Família Como celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente com os mais novos?

Como celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente com os mais novos?

17
0

Os mais novos são o futuro e é neles que começa a mudança.

Nunca é tarde demais para ensinar aos miúdos a importância do meio ambiente e como as nossas ações impactam o mesmo. É nestes que começa a mudança para um futuro melhor e, portanto, mostrar-lhes o quão importante é proteger o meio ambiente é imprescindível.

A aproximação do dia 5 de junho, dia mundial do meio ambiente, é uma desculpa perfeita para promover algumas atividades nesse sentido. Sendo que é nas escolas que começa essa mudança, que atividades podem ser promovidas?

3 atividades para celebrar o dia mundial do meio ambiente com os mais novos

1. Cuidar de uma planta

Uma das atividades mais comuns no dia mundial do meio ambiente e similares é a plantação de árvores. No entanto, outra hipótese interessante, seria ensinar os mais novos como se cuida de plantas.

Cuidar de uma planta pode ser desafiante para quem nunca o teve de fazer, afinal, a pessoa deve saber quanta água dar à planta, quando a trocar de vaso ou recipiente e durante quanto tempo a planta deve estar exposta ao sol. Ao aprender estas questões desde cedo, existe maior probabilidade de a criança plantar ervas aromáticas e outras plantas no futuro, sendo essa uma forma de ajudar o meio ambiente a longo prazo.

Nesta primeira fase, o melhor será escolher plantas interiores, pois podem ser mantidas em sala de aula ou em outro espaço fechado da escola. Algumas das melhores opções de plantas interiores e que são fáceis de cuidar são as suculentas, dypsis lutescen, pachira e ctenanthe. No folheto Lidl para a próxima semana tem várias espécies de plantas interiores em destaque, incluindo a pachira que já vem em vaso próprio. De acordo com o folheto semanal, esta é uma planta tropical muito bonita, normalmente usada em decoração, e que pode ser facilmente mantida em espaços interiores.

A planta deve ser colocada num espaço que lhe permita receber luz indireta, regada quando os 2,5cm a 5cm superiores do solo estiverem secos, entre outros cuidados. Será um desafio interessante para os mais novos e uma boa aprendizagem para o futuro.

2. Atividades educativas

Outra forma de celebrar o dia mundial do meio ambiente com os seus estudantes é fazendo atividades educativas ao longo do dia – ou, neste caso, num dia escolhido pela escola.

Uma atividade interessante é fazer um brainstorm com os mais novos. Nesta, os estudantes irão partilhar diversas atitudes que poderiam ser implementadas para ajudar a proteger o meio ambiente. Essas atitudes podem estar relacionadas a mudanças nos próprios estudantes, na escola, no seio familiar ou na comunidade em que se encontram.

A arte também é uma excelente forma de chegar aos mais novos, principalmente na forma de música. Já existem diversas músicas do género, mas porque não criar uma nova música junto aos seus alunos? Além de ser uma atividade que os fará pensar nas mudanças, também será muito divertido.

A lista de possíveis atividades é infinita! Lembre-se de escolher atividades que se adequem aos seus alunos.

3. Diversão ao ar livre

Por último, além de se falar de tudo o que se pode fazer para ajudar a preservar o meio ambiente, também será boa ideia aproveitar o dia para apreciar a natureza. Leve os alunos num passeio pela natureza, apenas pelo entretenimento.

E, durante este momento de diversão, passe a mensagem de que se não cuidarmos do meio ambiente, estes passeios na natureza podem não ser tão agradáveis no futuro. Será importante que os alunos saibam, ao certo, pelo que estão a lutar neste dia.

Os pais também têm um papel importante nesse processo educativo

Além dos professores, os pais também têm um papel importantíssimo na mudança de comportamentos. Sendo assim, a eficácia de todo o processo pode ser aumentada se se incentivar os pais a participar em algumas destas atividades.

Pensando nas dicas anteriores, o que pode ser feito é:

  • Incentivar os pais a adquirir uma planta para que a criança cuide em casa;
  • Estimular os pais a incluírem os filhos no processo de reciclagem (tanto na separação em casa, como ao levar para os ecopontos);
  • Mostrar a importância de ter dias livres de carros – em que se usa transportes públicos, bicicletas ou se anda a pé;
  • Incentivar os pais a passarem mais tempo na natureza com as crianças;

 

No entanto, mais importante que tudo, é mostrar às crianças que o dia mundial do meio ambiente não é um dia, mas sim todos os dias!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here