Home Rubricas Comentários da Semana | “Sim, o ensino Profissional é o “patinho feio...

Comentários da Semana | “Sim, o ensino Profissional é o “patinho feio das escolas “.”

89
0

Foi uma semana com muitos e bons comentários. Gosto muito de ver os debates que têm surgido, principalmente na página de facebook do ComRegras. Que assim continue 😉

Tornemos o ComRegras um espaço de referência para o debate educativo, em liberdade e com a devida elevação e respeito pela opinião contrária.

Ficam os comentários que selecionei (utilizei como critério o conteúdo e os likes que foram feitos ao respetivo)


Professora agredida e direção da escola diz que situação não passa de um boato.

A colega em questão fez as participações disciplinares. Uma delas fazia referência a agressão ocorrida dentro da sala de aula cujo conteúdo não vou revelar, obviamente.
A colega ficou sem retrovisores, riscaram-lhe o carro, houve agressões, participações, recusa de atestado médico…Enfim!
Quanto às direções executivas, penso ser importante voltarem a dar aulas mesmo que seja uma única de turma, preferencialmente PCA e /ou CEF porque há professores que têm os dois. O afastamento e “ignorância” da realidade está a consumir quem está no terreno…

Sónia


Se faz favor, obrigado, de nada…

A educação deve estar em todo o lado e claro que na escola também. Em casa educa-se mas na escola socializa-se e no convívio com os outros pratica-se a educação. As refeições, o recreio, o respeito pelo professor e auxiliares e as brincadeiras com os colegas devem melhorar a socialização. Se uma criança tiver uma educação em casa (boa ou má) e chegar à escola e a maioria for diferente (melhor ou pior) questionará a sua educação e sentir-se-á não integrada. Por isso a escola deve promover as boas práticas mesmo que correspondam às de uma minoria (porque a escola serve para universalizar – permitir a quem não tem os pais em casa ou a quem não tem tão bons exemplos, poder, de igual forma, ser aceite e romper com ciclos viciosos de educação mais débil. A escola deve transmitir também o que é hoje a boa educação – usos e costumes mudam muito rapidamente – por ex. eu considero fala de educação atender um telefone à mesa mas porventura estarei desatualizada e haverá outras prioridades…)

Marta Rosado da Fonseca


Falhas amadoras de um ensino que se apelida profissional.

Sim, o ensino Profissional é o “patinho feio das escolas “… diretores, professores e psicólogos tratam este ensino, como o depósito conveniente dos alunos problemáticos, o que se revela profundamente lamentável e prejudicial aos alunos que, verdadeiramente, se interessam pelo curso!

Relativamente às dificuldades dos professores em lecionar tantos cursos e módulos diferentes é um facto!!! A inexistência de manuais e material de apoio é um desafio e exige muito trabalho de pesquisa!!!
A formação para estes professores é urgente ! Dignifiquemos o ensino Profissional! O país precisa de bons técnicos …

Não concordo, que a formação para estes alunos seja ministrada exclusivamente por técnicos até porque existem alguns grupos de recrutamento, com professores de carreira, como Eletrotecnia, Mecânica, Contabilidade e Informática, entre outros, que estão habilitados para lecionar a área técnica destes cursos!!!

A Formação em Contexto de Trabalho permite que estes alunos tomem contacto e aprendam a profissão, aplicando na prática os conceitos já aprendidos.
Para além disso, estes alunos necessitam de se formarem nas áreas científica e sociocultural, fundamentais à formação de um técnico de excelência! Que módulos mais específicos possam ser lecionados por técnicos, concordo, mas nós, professores de carreira, não nos devemos desresponsabilizar da formação destes jovens!!!

Cristina Rodrigues

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here