Home Notícias Coletes de areia para controlar crianças hiperativas

Coletes de areia para controlar crianças hiperativas

964
3

Concordam? Será melhor que dar medicação? Pelos vistos os alunos até gostam…

A prática não é nova. Os defensores dos coletes de areia argumentam que estes são uma abordagem terapêutica menos agressiva do que medicamentos, como o uso de Ritalina. Os detractores encaram-nos como uma reminiscência de camisolas de forças que eram usadas para restringir pacientes violentos em hospitais psiquiátricos. E inquietam-se com a possibilidade de estigmatização.

“As crianças adoram usar os coletes e ninguém é forçado a usar um contra sua vontade”, declarou Gerhild de Wall, da escola Grumbrechtstrasse, no distrito de Harburg, em Hamburgo, ao The Guardian. “Os coletes ajudam-nas a ter um melhor sentido de si próprias, e isso, por sua vez, ajuda-as a concentrarem-se”.

Segundo explicou, os coletes só são usados em períodos de 30 minutos. Muitos querem usá-los. “Os alunos saltam a cada oportunidade de os usar. Nós garantimos que as crianças que não precisam deles também os vestem, o que ajuda a evitar que haja um estigma associado  ao seu uso”.

Essas explicações não convencem os críticos, que entendem esta abordagem questionável. Vislumbram o risco de os coletes serem encarados como uma espécie de remédio único. Também há quem entenda que esta abordagem procura garantir que a criança encaixa na turma, sem atender à sua individualidade.

Fonte: Público

3 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here