Home Vários Coaching Educacional – A História duma Solução Inovadora

Coaching Educacional – A História duma Solução Inovadora

814
0

O Coaching educacional é um sonho de duas coaches colocado em prática para, de certa forma, serem as mudanças que querem ver no sistema de educação. Inicialmente elaborado para criar competências socio-emocionais nos alunos, e após iniciar a sua implementação nas escolas, as mentoras deste projecto de Coaching educacional perceberam que teriam de ir mais longe, por muito penoso e difícil que fosse esse caminho. Uma alteração a jusante do sistema, ficaria aquém do impacto que gostaríamos de ter no sistema. Do Projecto +, destinado aos alunos, passámos a abranger os 3 intervenientes do sistema: pais, professores e os alunos. O sucesso escolar e a melhoria do ambiente global de todas as escolas só será conseguido quando alunos, pais e professores remarem todos para o mesmo lado, conseguirem manter um diálogo construtivo em que todos percebem as necessidades de todos.

Quando todos os intervenientes da educação estiverem na mesma sintonia será muito mais fácil transmitir os conhecimentos cognitivos, o ambiente de educação será mais harmonioso para todos e o respeito tornar-se-á de novo uma realidade, assim como a motivação e a cooperação entre alunos, professores e pais.

O que é?

Uma metodologia que procura através de dinâmicas de grupo ou em sessões individuais (se necessário) desenvolver competências sociais e emocionais complementares ao conhecimento cognitivo dos alunos durante o seu percurso escolar.

Como qualquer metodologia de coaching, é baseada em questões que provocam a reflexão sobre o relacionamento consigo próprio, com quem o rodeia e sobre a forma como encara a vida e os seus desafios.

A gestão de emoções, a confiança, autoestima, comunicação assertiva, pensamento crítico, capacidade de decisão e proactividade são algumas das competências que procuramos desenvolver nestas sessões que ocorrem durante o ano lectivo.

O processo de coaching trabalha com as soluções do próprio e incita a que o mesmo comece a agir de acordo com o que define como melhor caminho para alcançar os seus objectivos previamente delineados. É um processo que promove a responsabilidade das escolhas efectuadas e que claramente mostra que só existirá mudança se existir vontade de agir.

Como surgiu?

Sermos mães e Coachs fez com que lidássemos diariamente com situações de jovens que por falta de competências sócio-emocionais tiveram algumas dificuldades em lidar com os diversos desafios que iam surgindo nas suas vidas. Muitos adultos, muitos mesmo, continuam a ter estas mesmas dificuldades e vimos muitos resultados alcançados com sucesso depois de se comprometerem com o seu processo de coaching.

Nessa altura, perante as notícias sobre o sistema educativo, os relatórios de várias entidades internacionais a apontarem a falta de competências sociais e emocionais nos jovens, os problemas de indisciplina, os casos de bulling, decidimos que poderíamos criar algo novo e começamos a elaborar o Programa de Coaching Educacional.

Encontra-se atualmente a ser testado em 3 turmas do ensino vocacional e profissional e os primeiros resultados de mudança começam a surgir.

Quem envolve?

Alunos – sessões de Coaching em sala, semanais, nas quais procuramos desenvolver as competências sociais e emocionais;

Professores – oficinas de formação com grande componente prática onde transmitimos estratégias de gestão da sala de aula, de gestão de conflitos, de comunicação com os alunos e também com os encarregados de educação.

Pais – workshops e cursos de parentalidade onde a comunicação e o respeito são temas centrais.

Desta forma, os nossos projectos pretendem introduzir no sistema educativo que permita o trabalho conjunto dos vários agentes educativos, que permita a completa formação do futuro cidadão e que aproxime os pais dos filhos e também da escola. Queremos que todos façam parte da solução para que em conjunto seja possível diminuir os problemas existentes.

 

Sara Janota

(Coach certificada internacionalmente)

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here