Home Escola CM | Redução de horário deixa escolas sem auxiliares

CM | Redução de horário deixa escolas sem auxiliares

124
2

Alerta+Vermelho_resizeEu não encaro esta notícia de ânimo leve, continuo a afirmar que os assistentes operacionais são uma peça vital no funcionamento de uma escola, em particular na prevenção de situações de indisciplina e violência entre alunos.

Já andamos a falar sobre a redução para as 35 horas semanais há demasiado tempo para alguém ser apanhado “descalço”. Espero que se tenha muito juízo nesta matéria pois mais do que os assistentes operacionais, estamos a falar da segurança das nossas crianças.

Redução de horário deixa escolas sem auxiliares

“Só para dar um exemplo, num agrupamento com 40 assistentes operacionais, se cada um tiver uma redução no horário de cinco horas, são menos 200 horas, ou seja, é preciso contratar mais cinco a seis funcionários”, disse ao Correio da Manhã Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas.

O dirigente sugere que seja aberta uma exceção, tal como na Saúde: “O primeiro-ministro disse que não haveria reforço de funcionários, mas já foi aberta uma exceção na Saúde, que terá 27 milhões de euros para contratar enfermeiros e assistentes. Era bom que o Governo também fosse sensível à área da Educação, que é muito importante”. Filinto Lima avisa que “em muitos casos as escolas já estão no limite” quanto ao número de auxiliares.

2 COMMENTS

  1. O diretor que entender necessitar de assistentes operacionais mais horas que as pague. Sempre tivemos um contrato de 35horas, se pretendem 40horas, basta negociar com o trabalhador e pagam essas 5 horas semanais a mais… SIMPLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here