Home Rubricas Cinema Sem Conflitos: MEDIADOR, procura-se!

Cinema Sem Conflitos: MEDIADOR, procura-se!

174
0

Nos últimos tempos temos recebido alguns relatos de uma escola brasileira que adoptou uma estratégia bastante interessante na área da Mediação de Conflitos.

O caso (fonte) refere-se à Escola Municipal Darcy Ribeiro que era frequentemente noticiada por motivos como: violência extrema, armas, agressões a vários níveis e, consequentemente, péssimas condições de convivência escolar.

De forma a inverter este ciclo foram adotadas algumas medidas nos últimos 3 anos que incidiram na recuperação dos próprios equipamentos escolares e em vários aspetos que afetam diretamente a motivação e envolvimento dos alunos.

 

Fonte: https://pixabay.com

Assim, estudantes entre os 11 e 14 anos foram “treinados” como Mediadores da Paz e evitam discussões na hora do intervalo e dentro da sala de aula. Nesse processo Professores e Alunos recebem documentos e pequenos cursos com explicações detalhadas dos procedimentos a tomar em caso de conflito.

De acordo com a professora de Ciências Vera Barcelos (fonte), a experiência é muito válida: “Os alunos estão ficando mais responsáveis e passaram a entender melhor as razões que levam o próprio colega ao conflito. Eles conversam na sala, no pátio e isso tem resultado em menos brigas dentro do colégio”.

Marcamos encontro aqui na próxima semana, ou todos os dias em cinemasemconflitos.pt

banner - cinema sem conflitos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here