Home Rubricas Carta De Uma Mãe

Carta De Uma Mãe

1063
0

«Cara Professora,

Obrigada por receber e acompanhar o meu filho ao longo do ano lectivo que se aproxima. Será muito provavelmente, como para qualquer criança, o ano mais importante do percurso escolar dele, por definir em grande parte a imagem que ele vai criar da escola e também dele próprio. Ninguém se esquece do primeiro professor e das primeiras emoções e sensações associadas ao início da escolaridade. Essa marca vai ficar-lhe para sempre e a professora fará parte dela, como uma espécie de grande parceira na rede educativa dele e que eu acolho com emoção, gratidão e de braços abertos.
Este é o seu trabalho, dos mais nobres, e desempenha-o todos os anos mas como mãe que tem um filho pela primeira vez na escola, gostaria de lhe dizer que o mais importante para mim não é que o meu filho atinja determinados resultados ou acumule o máximo de conhecimentos. Bem sei que o programa é extenso, que há metas e prazos a cumprir e sou totalmente solidária com o esforço. Contudo, no que a mim diz respeito, deixo-lhe esta mensagem de que o que realmente valorizo e o que realmente me preocupa é que o meu filho adquira o gosto por aprender. Demore mais, demore menos. Tenha este ritmo ou aquele. Goste mais de Matemática, de Português, de educação física ou de expressões plásticas. Tenha a professora dado o programa todo ou uma parte dele. Aprenda ele a ler mais depressa ou mais devagar.
Tenho a absoluta convicção de que se o meu filho se sentir competente na escola, se gostar da escola e gostar da imagem que vai criar de si próprio na escola, então terá todos os ingredientes mais importantes para ter um percurso escolar satisfatório, onde se sinta feliz e com base na motivação intrínseca, mais do que com as notas nas pautas.
Da minha parte, pode contar comigo para tudo o que for necessário, não só com o meu filho mas com qualquer assunto relativo à escola e pessoas que desta fazem parte, e com o qual possa colaborar. Estarei atenta às indicações que me der e farei por dar a minha opinião no que considerar pertinente, estreitando o laço “escola-família”, na tal rede educativa da qual, no fundo, todos fazemos parte e todos somos responsáveis.
Ficam estas palavras que tive vontade de lhe dirigir no primeiro dia de escola do meu filho e desejo-lhe desde já, do fundo do coração, um excelente ano lectivo!

Ana Rita Dias
Mãe do T.»

Ana Rita Dias

(12-09-2019)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here