Início Escola Calendário Escolar Português vs Europa

Calendário Escolar Português vs Europa

2709
2

O mais recente estudo da Eurodyce, faz um comparativo entre os inícios e finais dos período letivos, duração das férias e número de dias de aulas nos diferentes países europeus.

Fica o resumo com as principais conclusões.

*O documento está escrito em Inglês, tendo sido traduzido pelo google translator e revisto por mim.


Na maioria dos países, o ano letivo começa no início de setembro

Apesar de algumas diferenças, os países da Europa mostram muitas semelhanças em relação à estrutura do ano letivo. Em 10 países / regiões, geralmente começa em agosto. Os países onde o ano letivo começa mais cedo são a Dinamarca e a Finlândia. Na Alemanha, embora exista uma data oficial de início em 1º de agosto, na realidade as escolas nas diferentes regiões começam entre 5 de agosto e 11 de setembro. Este ano, em 18 países / regiões da Europa, o ano letivo começa no dia 2 de setembro. Em alguns países / regiões, a data de início geralmente é em meados de setembro: é o caso no sul da Europa (por exemplo, Albânia, Grécia, Itália, Portugal e Espanha), mas também na Bulgária e no Luxemburgo. Em Malta, as crianças retornam à escola no final de setembro. Na Áustria, Alemanha, Espanha, Itália, Holanda e Suíça, o início e o final do ano letivo variam significativamente de acordo com as regiões.

A duração das férias de verão varia muito em toda a Europa

Na Europa, o ano letivo geralmente termina entre o final de maio e a segunda quinzena de julho. Meados de junho é o período em que as férias de verão começam na maioria dos países. A duração das férias de verão varia significativamente entre os países: de 6 semanas em algumas regiões alemãs, Países Baixos, Reino Unido (Inglaterra e País de Gales) e Liechtenstein, até 13 semanas na Albânia e Letônia, entre 12 e 13 semanas na Itália e Portugal e até 15 semanas na Bulgária (para o ensino primário).

 

Portugal: O número total de dias de aulas varia entre 161 e 173 dias, devido ao facto de alguns anos terem exames nacionais e terminarem as aulas em dias diferentes. As escolas podem decidir iniciar as aulas entre os dias 10 e 13 de setembro.

Em resumo, somos dos países onde os alunos têm mais férias de verão o que compreende-se tendo em conta o nosso clima. Quando ao número de dias de aulas, os anos com exames estão claramente abaixo da média europeia, estando os restantes dentro da média dos países europeus.


Se quiserem aceder ao documento completo carregue na imagem em baixo.

 

COMPARTILHE

2 COMENTÁRIOS

  1. Caríssimo Alexandre Henriques. Não sei se é defensor do AO 90. Porém, escrever de acordo com o mais recente Acordo Ortográfico não significa deturpar o que ficou acordado. Se não concorda com o AO90, então, creio que se deve ao lapso do “Google translater”. Assim a expressão “devido ao fato” não elimina o “c” antes do “t”. Assim, deveria corrigir para “devido ao facto”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here