Home Escola Bullying? Quando era pequeno também levava porrada dos outros…

Bullying? Quando era pequeno também levava porrada dos outros…

290
0

Hoje comemora-se o dia mundial de combate ao bullying com o devido destaque na comunicação social. A primeira página do JN aponta para um aumento das denúncias de bullying, o que não quer dizer que tenha existido um aumento de situações de bullying, mas sim uma maior ligação entre as escolas e o programa Escola Segura.

No ano letivo 2015-16, a PSP registou 4102 crimes nas escolas portuguesas (agressões, injúrias e ameaças, atos de vandalismo), mais 172 do que no ano anterior. Mas não existem, no entanto, dados referentes ao bullying. De acordo com Hugo Guinote, coordenador do Programa Escola Segura, o aumento das participações criminais deve-se “sobretudo a um aumento da interação entre as escolas e as equipas do programa”. O que aumentou, frisa, foram sobretudo as ocorrências menos gravosas (mais cem por injúrias e ameaças). 

O grande problema do bullying é o silêncio das vítimas e a falta de orientação dos encarregados de educação. Se o silêncio permite a continuidade do abuso, os pais apresentam duas posturas que não ajudam ao seu combate.

Por um lado temos os pais que acham que tudo é bullying e passam a vida na escola a pedir responsabilidades e castigos aos supostos agressores, por outro lado temos aqueles que desvalorizam pois acham normal os miúdos andarem aos pontapés, murros, insultos e ameaças uns com os outros. Porquê? Porque a sua infância foi assim, e a sua infância pelos vistos valida a infância dos seus descendentes.

Mas também não excluo os professores da equação, em 15 anos de carreira ouvi demasiadas vezes a expressão “são coisas de miúdos” e pergunto… mas quando é que deixam de ser coisas de miúdos e passam a ser de graúdos? Quem define a linha? Até que ponto se deve assobiar para o lado e esperar que a natureza resolva o assunto sozinha?

Professores e pais têm responsabilidades nesta matéria, uns mais do que outros é verdade, mas estamos todos no mesmo barco.

Deixo-vos com o separador de bullying do ComRegras e um vídeo que devia ser visto por todos.


O que é o bullying? In wikipedia

Sinais de alarme In PortalBullying

Esteja atento ao bullying escolar In PortalBullying por Tânia Pais e Ana Almeida

Formas de bullying In APAV (Apoio à vítima)

Lidar com o bullying In Punpkin

Cyberbullying In Portalbullying, por Tânia Paias

Auto-abuso online In Jornal Público, por Cláudia Bancaleiro

Bullying, procedimentos reais para situações reais. – exclusivo ComRegras

O falso bullying – exclusivo ComRegras

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here