Início Boas Práticas Boas Práticas

Boas Práticas

133
0

Hoje é um dia com várias notícias positivas sobre o desempenho dos nossos alunos e sobre a competência das nossas escolas. Parabéns a todos!

Qual é a melhor escola da Europa a ensinar ciências? É portuguesa e fica em Alcanena

É a única da Europa a receber o selo de Proficiente no ensino de Ciências e Tecnologias. Até agora ninguém se tornou Expert e “seria fantástico” se recebem a distinção no próximo ano, diz a diretora.

Jovens licenciados juntam-se a professores nas aulas para combater o insucesso escolar

“O objectivo é estar em comunidades carenciadas e sair quando já não precisarem de nós. A intenção é extinguirmo-nos a nós próprios”, reforça Pedro Almeida que com Maria Azevedo fundou a TFP, uma associação inspirada na Teach for All, criada nos EUA há 29 anos, e da qual fazem parte 50 organizações, de Marrocos à Índia, geridas localmente.

Esta escola em Faro quer recuperar bicicletas para pôr os alunos a mexer

Desde Janeiro, a Escola Secundária Pinheiro e Rosa oferece lanche aos alunos que se deslocam para a escola de bicicleta. Agora, quer bicicletas usadas, peças e acessórios para os recuperar na oficina escolar.

Alunos do Politécnico projetam cultivo de cherovia em hidroponia

Três alunos de mestrado do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) desenvolveram um projeto para cultivo de cherovia em hidroponia (técnica de cultivar plantas sem solo), que permite produção “à medida” e “fora de época”.

Segundo o IPG, o projeto “Hydroponic Evolution Farm” promove o cultivo em hidroponia da “pastinaca sativa”, normalmente conhecida como cherovia.

“O resultado final é a produção de um legume de alta qualidade, avaliado como tendo ‘excelente sabor e aspeto’”, refere a fonte em comunicado.

Estudantes portugueses conquistam três medalhas em Olimpíadas de Biologia

Foram dadas três medalhas de bronze a estudantes portugueses na XIII Olimpíada Ibero-americana de Biologia, que aconteceu de 9 a 13 de Setembro em Cochabamba, na Bolívia. Os galardoados foram três estudantes do 12.º ano: Martim Cunha (Colégio Militar, Lisboa), Márcio Campos (Colégio La Salle, Barcelos) e Afonso Rodrigues (Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida, Espinho). Foi ainda atribuído um diploma de mérito a Maria João Oliveira, estudante do Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga.

Jovens ‘cientistas’ de secundária de Aveiro vencem ouro em Macau

Na 34.ª edição do China Adolescents Science and Techonolgy Innovation Contest (CASTIC), a medalha de ouro na categoria de projetos internacionais foi arrebatada por um trio de jovens portuguesas: Inês Lourenço, Jéssica Valente e Maria João Marcelino.

A competição decorreu este ano em Macau e envolveu 588 jovens de 56 países. As jovens ‘cientistas’ portuguesas levaram ao concurso as preocupações ambientais da sua cidade: “Mercúrio na ria de Aveiro: quais os impactos e possíveis soluções?”.

E muitos mais casos existem por esse país fora.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here