Home Notícias Blogue Do Paulo Guinote Bloqueado Na Rede Social Facebook Após Criticas Ao...

Blogue Do Paulo Guinote Bloqueado Na Rede Social Facebook Após Criticas Ao Governo

2810
9

Considero o Paulo Guinote uma das mentes mais esclarecidas no campo da Educação, apesar de já termos tido divergências no passado, a minha opinião mantém-se e o respeito também.

Quem anda nestas andanças não está imune ao que está a acontecer ao Paulo Guinote, eu próprio já o senti na pele…

Sei, e fui aprendendo pelas piores razões, que os jogos de bastidores, de influência e de poder estão muito presentes. Sei, que quem escreve em blogues põe-se a jeito e não é a primeira vez nem será a última que as ameaças, as acusações e até as queixas em tribunal podem acontecer a qualquer momento e a qualquer um. Mas também sei, que falarmos/escrevermos o que pensamos, desde que não ultrapasse o limite das regras da boa educação é um valor inabalável, de liberdade, de democracia.

Que triste democracia esta que censura opiniões, quando na casa da democracia a falta de educação é reiterada e o insulto frequente.

De pouco adianta, mas a minha solidariedade para com o Professor Paulo Guinote.

Alexandre Henriques


Há pelo menos dez anos que o professor Paulo Guinote é autor de blogues, dos mais visitados em Portugal, onde publica de forma regular criticas às políticas seguidas pelos governos, sobretudo na área da Educação. A propósito do braço de ferro entre António Costa e os enfermeiros, Guinote publicou há dois dias um texto com críticas ao governo e aos sindicatos e, posteriormente, todos os textos do blogue ficaram bloqueados no Facebook. Isto porque a rede social recebeu denúncias sobre o conteúdo dos textos, que passaram a ser considerados como spam. 

Esta alteração aconteceu depois de o professor ter publicado no seu mais recente blogue “O Meu Quintal” um texto com o título “A Escalada Enfermeiros/Governo” onde considera que o conflito “assumiu uma faceta inédita entre nós nos últimos 40 anos”.

As críticas que incluíram os sindicatos de professores, que Paulo Guinote considera que – no caso dos protestos por causa do descongelamento do tempo de serviço – não levaram a “luta a sério” como os enfermeiros. “O que a contestação dos professores não conseguiu levar adiante, para além desta ou aquela iniciativa mais heterodoxa, está a acontecer com os enfermeiros que, goste-se ou não, estão a levar a sua luta a sério”, lê-se no texto.

Minutos após esta publicação, todos os textos de Guinote no blogue desapareceram e, até ontem à hora de fecho desta edição, continuavam bloqueados, contou ao i o professor que aguarda explicações ao Facebook.

Guinote conta que esta foi a primeira vez que foi bloqueado, mas que já tinha passado por alguns momentos de tensão com ameaças anónimas.

Fonte: Jornal I

9 COMMENTS

  1. A censura está de volta a Portugal. Como dizia Zeca Afonso na canção Os Vampiros “Eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada.” O dr Francisco Sá Carneiro foi assassinado por não se vergar. Um abraço solidário Paulo. Obrigado Alexandre por estares a dar voz ao protesto

  2. Gente que se move pelo medo da democracia e da liberdade, medo do debate de ideias, do esclarecimento, da controvérsia e da divergência. Gente que não areja a casa com medo das correntes de ar. Gente que fede a mofo.
    Obrigada aos autores dos blogues que leio regularmente para me informar e, sobretudo, inquietar.

  3. O problema também se passou comigo, (dois dias antes) sei que passa por uma anomalia na base de dados do wordpress (provocada?) difícil de resolver.
    Erro da query com origem wordpress…

  4. Nada melhor para um grande culto de personalidade do que a elevação a mártir.

    Desculpem lá, mas é o que penso depois de ler tanta agit prop.

    Tanto pessoal por aí a criticar governo e sindicatos e logo teria de acontecer isto ao Paulo Guinote.

    É preciso ter azar. Ou não. ……..

    • E como hoje estou inspirada e com o humor em alta , assim como o PSI 20, e como já li eu sei lá quantas vezes a alusão à situação na Venezuela, deixem-me ironizar um pouco e libertar algum vapor, e dizer que temos um Juan Guaidó……

      Estou a brincar, estou a brincar….mas apeteceu-me.

  5. A geringonça tem no seu seio, aliás, nos dois seios, 2 partidos habituados á vitimização e opressão, 1 deles anda a dar tiros para o ar a ver se cai qualquer ave, o outro partido, é um descendente da KGB agora FSB e torpedeia quem não é da doutrina do ex-farol a leste. O 3º partido é comandado por um padrasto que só olha para o umbigo e bate palmas aos outros 2 quando lhe interessa, mas á espera da primeira oportunidade para lhes dar o golpe.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here