Home Escola Bárbara Wong | Trabalhos fora de casa

Bárbara Wong | Trabalhos fora de casa

161
0

tpc_paisO artigo da jornalista Bárbara Wong, foca um erro muito comum na relação que os pais têm com os trabalhos de casa. Os trabalhos de casa, concorde-se ou não, não são para os pais fazerem, ou sequer estarem presentes a orientar os filhos. Naturalmente que retiro desta equação os alunos que ainda têm algumas dificuldades na leitura/interpretação das questões.

O trabalho de casa deve ser acima de tudo, um trabalho autónomo que permita ao aluno “sentir” as suas dificuldades, para que na aula seguinte o(a) professor(a) possa ajudá-lo a ultrapassar essas mesmas dificuldades. Teoricamente deveria ser assim, teoricamente…

Os pais não são professores, não devem tentar ser professores, não devem ser incentivados a ser professores e muito menos se deve ensinar aos pais como ajudar os seus filhos a fazer os TPC.

Fica um excerto do artigo.

Trabalhos fora de casa

Em vez de informar os pais sobre as novidades do ano lectivo, a professora pegou no giz e antes de se virar para o quadro disse: “Bem, as contas já não se montam como no vosso tempo. Por isso, vou ensinar-vos para em casa poderem ensinar os vossos filhos, para que eles não venham dizer-me ‘o meu pai não faz assim’, para não os confundir.”

Os trabalhos de casa dão cabo das relações dos pais com os filhos. Os miúdos chegam a casa com horas e horas de escola; os pais pousam os sacos e as mochilas em cima da mesa da cozinha, pensam no que será o jantar ao mesmo tempo que perguntam “há trabalhos de casa para fazer?”.

E há. Há trabalhos de casa e é o cabo dos trabalhos. “Faz! No que é que estás a pensar? Olha para o livro, lê a pergunta… Mas continuas na mesma questão? Não sabes, mas não aprenderam isso hoje? Vai lá ver ao caderno…” Depois vêm as queixas: “A professora não sabe ensinar! Se calhar falou nisso, mas eu não percebi…” E começa a discussão: “Mas estás atento nas aulas ou estás a brincar?” E vem a repreensão: “De certeza que se estiveres com atenção percebes!” Para terminar tudo com um “vá, arruma tudo e põe a mesa!”.

Se os trabalhos são benéficos, qual é o problema? É que os trabalhos fazem mal aos pais! Porque os pais não saem às quatro da tarde, mas às seis (e ficam mal vistos pelos colegas) ou às sete; porque os pais não moram ao lado da escola e enfrentam filas no trânsito para chegar à casa grande e com garagem, mas que fica nos subúrbios; porque os pais não têm empregada doméstica que passe a ferro, faça as refeições e limpe, têm eles de fazer esses trabalhos na casa; porque os pais trabalham em empresas que despediram e levam facturas e processos para adiantar casa; porque nem todos os pais conseguem ajudar os filhos – uma frustração para pais e filhos. Estão cansados, os pais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here