Home Escola Autonomia? Sim, mas para as câmaras municipais…

Autonomia? Sim, mas para as câmaras municipais…

279
0

Conselho das Escolas critica MEC e transferência de competências para as câmaras

passagem de testemunhoJá referi anteriormente que estou bastante apreensivo com esta passagem de competências para as câmaras municipais. Na minha opinião, não faz sentido que entidades externas às escolas tenham tanta influência sobre uma série de aspetos que só à escola dizem respeito. Também não sou defensor do regime do “quero, posso e mando” que existe atualmente, através da imagem do diretor. A escola precisa de ter mais autonomia e ser mais democrática internamente.

As câmaras municipais, bem como as diversas entidades que envolvem a escola devem estar presentes na vida na escolar, mas não decidir o seu caminho. É um facto comprovado que a sociedade portuguesa não tem a maturidade suficiente para estar imune às influências, às amizades, ou às politiquices. Porque razão é que desta vez será diferente? A escola deve estar acima de tudo isso. Há muito tempo que se fala de uma maior autonomia para as escolas, mas afinal, a autonomia está a ser transferida mas é para câmaras municipais.

As questões disciplinares são uma questão central em muitas escolas e muito do trabalho que é feito pode ser influenciado de uma forma positiva ou negativa…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here