Início Notícias Aumentar a pausa de almoço, NÃO! Terminar o dia mais cedo, SIM!

Aumentar a pausa de almoço, NÃO! Terminar o dia mais cedo, SIM!

3219
9

O ComRegras já tinha alertado para alterações no 1º ciclo, Vem aí uma nova matriz para o 1° ciclo, o próprio blogue DeAr Lindo também o fez Que Opções Existem Para o Horário de Funcionamento do 1º Ciclo?

Este é um assunto que está em cima da mesa e numa altura em que se começam a delinear horários surgiram várias dúvidas por parte de diretores e que me chegaram via email.

Das 3 hipóteses possíveis: começar mais tarde, aumentar o período do almoço ou terminar mais cedo (apesar da obrigação de ter atividades até às 17:30), parece que as escolas estão a optar pelo aumento do pausa do almoço.

Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos de Escolas Públicas, prevê que aumentar a pausa para a almoço seja a opção preferida da maioria dos directores.

Só que esta opção não tem sido do agrado de todos, um período de almoço tão grande, onde muitos alunos permanecem nas escolas, cria dificuldades acrescidas na vigilância dos mesmos. Além disso, há quem defenda que um intervalo tão grande, poderá criar dificuldades ao nível da concentração no período da tarde, em virtude do cansaço dos alunos. Não se esqueçam que os alunos almoçam em 10 minutos…

É preciso mudar a lei, é preciso mudar a obrigatoriedade de ter atividades até às 17:30. Não faz sentido falarmos em autonomia e depois condicionar essa mesma autonomia. Se a escola, já com as AEC incluídas, acabasse às 17:00 horas, não era preciso mexer em horários e os alunos ficavam “livres” mais cedo.

E depois das 17:00?

Para os pequeninos que têm os pais a trabalhar, entraria a oferta autárquica em articulação com clubes/projetos/associações da zona. A municipalização não é para avançar???

Alunos do 1.º ciclo com menos 30 minutos de aulas por dia

(Público)

Os pais, ouvidos pelo JN, apelam a que os professores “façam um acompanhamento adequado das crianças fora da sala de aulas”, como diz Jorge Ascenção, presidente da Confederação Nacional de Associações de Pais, com o seu congénere da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação a pedir ainda que “a aprendizagem não seja prejudicada pela falta de duas horas e meia de horário lectivo por semana”. Ambos falam da necessidade de as mexidas nos horários respeitarem a gestão diária de tempo das famílias.

Os professores vêem as suas competências também no acompanhamento dos intervalos oficialmente reconhecidas, diz Mário Nogueira, da Fenprof, depois de o ex-ministro Nuno Crato ter excluído estas pausas do tempo considerado lectivo. A mudança é também reconhecer a falta de auxiliares de educação nas escolas, como diz Manuel Pereira, da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, para vigiar os almoços e pausas no 1.º Ciclo

 

COMPARTILHE

9 COMENTÁRIOS

  1. E os minutos de intervalo dos alunos dos 2º, 3º e secundário também serão contados como tempo letivo para os profs respetivos?

  2. O senhor Mário Silva quer comparar o 1 ciclo com os restantes níveis de ensino? O professor do 1 ciclo trabalha todos os dias até chegar a reforma enquanto que os outros têm redução ao longo dos anos. Só por aí acha correto? Mas disso ninguém fala…. Sabe que o professor do 1 ciclo está sempre a ser solicitado pelos alunos, mesmo na hora do intervalo? Enfim…. Dão-nos o que temos direito e toda a gente reclama!

    • Há aqui (supostos) professores/as que parecem que não sabem o significado de um ponto de interrogação e por isso acabam a ‘falar demais’…

  3. “O que mais me dói na classe docente é o modo como, paulatinamente, nos temos deixado secundarizar, subalternizar e funcionalizar.” Luis Costa – Para acrescentar a isso a inveja entre grupos da mesma classe faz o trabalho necessário à conquista do poder por uma só pessoa em cada agrupamento.

  4. Mas que grande confusão, baralhada para aqui vai. A inclusão dos intervalos no horário dos profs do 1 ciclo o que é que tem que ver com o almoço das crianças? Os alunos por essa inclusão também não vão ter mais meia hora de intervalo… ai, ai os diretores que querem arranjar confusão, ai, ai que agora vamos ter um diretor chamado Arlindo… pode ser que alguns dos seus tão fiéis seguidores passem a perceber que acertado mesmo era aquele ciberespaço chamar-se BLUFF de AR LINDO!

    • Porque reduz a carga letiva do docente e ao reduzir a carga letiva do docente, reduz o tempo de aula, logo mais intervalo… Se as escolas optarem por essa via

  5. Os alunos deveriam terminar mais cedo as aulas.Ficar mais tempo na escola é mais do mesmo e só aumenta a irresponsabilidade de muitos encarregados de educação…geri situações idênticas,noutros hemisférios e havia opcões para os pais que VERDADEIRAMENTE não tinham outras alternativas!É tempo de se pensar mais nas crianças e ajustar horários..Agora,começar a trabalhar às 10 horas da manhã é que nã
    o é solução…e há milhares e milhares de famílias em circulação na cidade a essa hora!Estranho…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here