Home Escola As tutorias não vão fazer milagres… (inclui resultados da sondagem)

As tutorias não vão fazer milagres… (inclui resultados da sondagem)

97
2

Vejo a recuperação de alunos como um objetivo primordial de qualquer política educativa. A mais recente alteração de terminar com os cursos vocacionais apostando no modelo tutorial é um passo, mas um passo dado para o lado.

Quem são os alunos com mais de 12 anos e que já têm no “currículo” duas ou mais retenções? Não estamos a falar de alunos que começaram agora a derrapar, estamos sim a falar de alunos com falta de pré-requisitos, interesses divergentes dos escolares, altos níveis de desmotivação e fartos, fartinhos de ralhetes e de lhes dizerem que têm de estudar mais.

Um acompanhamento tutorial não é uma má ideia, não me interpretem mal. Um aluno precisa de uma referência, um farol, alguém que o volte a focar no que é realmente importante. Mas tutorias com 10 alunos é uma má ideia, juntar alunos deste “calibre” na mesma sala, ao mesmo tempo, simplesmente não vai funcionar. Ninguém se vai sentir confortável para falar do pai que foi preso, ou da mãe que está desempregada e que o jantar de ontem foi uma simples taça de Corn Flakes…

Um professor com 10 alunos sem programa para lecionar, não passa de um centro de explicações. E ver professores de Matemática a explicar conteúdos de Inglês, ou professores de História a ajudar nos exercícios de Matemática, não passa de um remendo, um mau remendo.

O que estes alunos precisam é de um modelo educativo alternativo, sem grandes metas e metinhas, que seja adaptado à sua realidade, presente e futura, que respeite os seus ritmos e lhes ensine o bê à bá da vida. Os cursos vocacionais podiam ter sido isso, podiam, mas não foram. Quiserem massacrar os miúdos com toneladas de horas letivas, conteúdos cheios de vícios dos programas tradicionais e com horas e horas de conteúdos teóricos.

A atual proposta de tutoria é boa, sim, mas para alunos que começam a perder o comboio, não para alunos que estão na estação há tanto tempo que já nem sabem qual a direção e o objetivo da viagem.

Espero mesmo estar enganado, mas estou muito cético com esta medida. O futuro dirá a sua verdade…

Deixo-vos com os resultados da sondagem e obrigado pela vossa participação.

Reforço das tutorias substituição vocacionais

2 COMMENTS

  1. A tutoria poderia ser um instrumento interessante para alunos ATÉ ao 7.º ano. A partir daí o seu futuro escolar está praticamente traçado. Os cursos vocacionais poderiam ter sido uma boa solução, não fossem os preconceitos românticos da nossa classe política, sempre com a ideia da permeabilidade. Esta obriga a que o currículo seja sobrecarregado com a Matemática e as Línguas, em vez do reforço de conteúdos práticos.

    • …a mania que um professor deve ser responsável por todo o mal, enquanto todos os outros andam na sua vidinha é puro disparate! «grandes males exigem grandes remédios!» e não havendo trabalho de equipa, em que o aluno se sinta alvo da atenção de todos não leva a nada! «Tutorias» também as havia na minha cidade antigo, mas eram uma espécie de prisão para menores! se é para castigar tudo bem, mas é coisa que já foi e não volta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here