Início Sugestões As Explicações de Java e o jovem programador

As Explicações de Java e o jovem programador

237
0

Devido ao facto da sociedade se estar a tornar cada vez mais tecnológica, assisti-se, atualmente, a uma mudança do tipo de competências que são mais valorizadas do ponto de vista profissional. Assim, é importante que, pais, professores e alunos se debrucem sobre esta questão. Os pais têm o dever de guiar e esclarecer os filhos acerca do mercado de trabalho, com vista a ajuda-los na escolha da sua área de formação profissional. Por outro lado, os professores devem ter consciência daquilo que são as novas necessidades do mundo que nos rodeia, e preparar os seus alunos da melhor forma para as enfrentar.

Na sociedade tecnológica que vivemos, a criação de novos e mais inteligentes dispositivos eletrónicos é uma constante. Associado a estes está o desenvolvimento de software. É este o responsável pelo funcionamento de qualquer equipamento tecnológico. Todo o hardware necessita de software para poder ter uma função e ser útil. Assim, neste contexto, a relevância da programação de computadores torna-se indiscutível.

Devido à elevada procura de programadores, por causa dos motivos atrás mencionados, regista-se atualmente um défice de oferta. Ainda recentemente a Mercedes revelou estar com dificuldades em contratar programadores com a finalidade de integrar o seu Centro Tecnológico em Portugal. Assim, todos os cursos superiores que ofereçam competências nesta área, podem constituir uma excelente aposta de futuro. Principalmente por vivermos tempos de elevadas taxas de desemprego jovem é importante escolher uma área de estudos que possa oferecer mais possibilidades de emprego.

 

Linguagens de programação

A programação de computadores é frequentemente comparada com à aprendizagem de um novo idioma. No entanto tem algumas diferenças. Na verdade, dentro da programação, existe um vasto conjunto de linguagens. Por outro lado, ao adquirir competências em determinada linguagem de programação, torna-se muito mais fácil aprender outras. Apesar de diferentes, a lógica destas é a mesma. Assim, nas instituições de ensino com cursos nesta área, costuma privilegiar-se determinada linguagem como base, sendo que, posteriormente, o aluno pode evoluir para outras, ao longo da sua vida profissional. A linguagem de começo de estudos mais comum, atualmente, é o Java. A programação em Java é orientada por objetos e oferece os fundamentos essenciais de lógica de programação. Assim, uma vez adquirida esta base, a aquisição de competências noutras linguagens torna-se mais fácil.

 

Programação em Java

A popularidade da programação Java não é recente, esta tem ocupado um lugar de destaque nos últimos anos. O Índice TIOBE determina, tendo em conta uma série de fatores, qual a popularidade de cada linguagem de programação. A explicação do posicionamento do Java reside no facto de ser altamente flexível e, por isso, poder ser utilizado para diversos fins.

Figura 1 – Popularidade das linguagens de programação ao longo do tempo (Fonte: https://www.tiobe.com/tiobe-index/)

Conforme o gráfico acima demonstra, o Java teve grande destaque na maior parte do período analisado. Houve, no entanto, um período entre 2012 e 2015 entre o qual este partilhou o pódio com a linguagem C. Apesar disso, o C entrou em declínio no ano seguinte e encontra-se neste momento abaixo do Java.

 

Explicações de programação Java

A aprendizagem de programação costuma ser um processo atribulado para a maior parte dos alunos, principalmente devido à abstração dos conceitos base do Java. Assim, a introdução à programação pode tornar-se uma valente dor de cabeça para os estudantes.

Um caminho frequentemente seguido pelos alunos é a frequência de Explicações de Java. Estas podem constituir um excelente complemento ás aulas permitindo uma aprendizagem mais personalizada. As aulas nem sempre possibilitam que os professores acompanhem, mais de perto, os alunos com maiores dificuldades. Assim, as explicações podem constituir a alternativa necessária. Existem várias empresas a oferecer cursos e serviços de acompanhamento a alunos do ensino superior da área do desenvolvimento de software.

Particularmente nas explicações individuais, o professor poderá fazer uma exposição dos conceitos mais personalizada, e a um ritmo que as aulas na faculdade, muitas vezes, não permitem. Tratando-se de matérias com muitos conceitos abstratos, poder ter o apoio complementar das explicações é bastante importante. Apesar disto, é importante referir que estas não implicam, que o aluno não tenha de fazer bastante trabalho autónomo. Estas pretendem ser um complemento à aprendizagem, até porque nas explicações o tempo também é limitado e, nem sempre, é possível fazer exercícios mais longos.

 

Conclusão

O aumento da procura de programadores constitui uma clara tendência do mercado de trabalho para os próximos anos. De entre as linguagens de programação mais procuradas mundialmente situa-se o Java. Esta constitui um excelente ponto de partida para jovens programadores que pretendam iniciar-se no desenvolvimento de software. No entanto, nem sempre o processo de aprendizagem é fácil e é habitual os alunos atravessarem períodos de desmotivação e dificuldade. As explicações de Java constituem assim uma alternativa para o apoio e complemento das aulas da faculdade.

Rui Pinto

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here