Home Família APAV | Mais violência! Mais bullying! Mais queixas?

APAV | Mais violência! Mais bullying! Mais queixas?

308
1

O relatório de 2015 da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) é apenas mais um estudo que vem provar que a criminalidade e a violência juvenil está a aumentar. Se juntarmos a este estudo os dados mais recentes da Escola Segura e o estudo realizado pelo ComRegras, estamos perante dados muito preocupantes que provam que a nossa sociedade juvenil está a mudar e a mudar para pior.

Claro que podemos atenuar esta situação, alegando que as vítimas hoje em dia denunciam mais facilmente situações de abuso. Até pode ser o caso, mas é por demais evidente que a agressividade está a aumentar. No entanto e apesar de todos estes sinais, contínua a existir uma apatia quanto a medidas eficazes de combate à indisciplina e marginalidade. Os seus responsáveis até podem justificar-se pelo garrote financeiro imposto pela nossa incompetência, porém, essa é uma análise meramente cosmética, pois muito podia ser feito na altura do “pepino” e era aí, onde tudo começa, que deveríamos agir na escola, mas também em casa…

Fica a notícia e alguns dados hoje apresentados:

Há mais pessoas a pedir ajuda por sofrerem agressões dos filhos

1040089

 

1040090

Bullying sobe 45%
Todos os anos, a APAV — uma instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos — faz um relatório com o balanço da sua actividade, que se centra muito, mas não só, no apoio directo a quem é vítima de qualquer tipo de crime. Os números globais de 2015 são estes: foram apoiadas 9612 vítimas directas e contabilizados um total de 23.326 crimes (uma vítima pode ser ou ter sido alvo de vários crimes) ou outras formas de violência (o bullying, por exemplo, não está tipificado enquanto crime, mas é uma forma de violência).

Deixo também o contacto para alguém que precise. Lembrem-se o silêncio só fortalece o agressor…

APAV_Telefone

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here