Home Escola Apagão pela educação (2ª semana, agora 30 minutos por dia)

Apagão pela educação (2ª semana, agora 30 minutos por dia)

669
0

O grupo de proponentes do Apagão pela educação recorda que a iniciativa de desligar computadores, propriedade pessoal dos professores, durante alguns minutos por dia, prossegue esta semana com desligamentos diários de 30 minutos. (mais 15 minutos que na semana passada, sendo que 15 minutos é a soma de 9 com 4 com 2, números com forte simbolismo para os professores portugueses).

O protesto deve manter-se, e até será alargado, enquanto o governo não negociar com todas as organizações sindicais, em conjunto, os problemas que preocupam os professores e que se agravam de há 15 anos para cá:

  • questões de salário e de respeito pela carreira (vagas em certos escalões ou congelamento de tempo de serviço,etc)
  • condições de trabalho,
  • horários, aposentação,
  • concursos,
  • tratamento dos contratados,
  • avaliação,
  • imagem pública da classe e sua degradação pelas mentiras  junto da opinião pública.

O apagão começou, na semana passada, com 2 apagões de 15 minutos, que suscitaram larga adesão entre os professores, patente, quer no número de professores que adotaram o logótipo da iniciativa ou as suas hashtags, quer no número de docentes que comunicaram publicamente a sua adesão e apoio ao #apagãopelaeducação.

A reação pública e tomada de posição de vários agentes educativos mostra também o impacto do Apagão pela educação.

O grupo que lançou a ideia mantém o apelo aos restantes profissionais de educação, que estão em sua casa, a usar, sem compensação, o seu próprio equipamento e condições técnicas para realizar ensino à distância, para que adiram ao protesto, por agora, ainda só simbólico e suspendam nesse período diário de 30 minutos, a colaboração com o disfarce de falta de preparação que vinha impedindo a opinião pública de perceber que o ministro Brandão mente ao dizer que tudo corre bem e tudo estava preparado.

Assim, esta semana o apagão pode ser realizado em 15 minutos de manhã e outros 15 à tarde, ou num desligamento único de 30 minutos, ou de manhã, ou de tarde. 

Apelamos a que o protesto se mantenha (e poderá ser alargado, mantendo-se o nível elevado de apoio) até o governo perceber que tem de respeitar e agradecer aos professores a sua boa vontade e colaboração, que tem ajudado a que não se perceba, em nome dos alunos, o desgoverno na educação.

As mentiras e desconsideração atingiram um nível insuportável.

Este protesto, que é simbólico, e visa evitar o custo para os alunos do desligar total, pelos seus donos, num ato legal e legítimo, da infraestrutura digital do ensino à distância, também serve para que a comunicação social fale dos nossos problemas, num ângulo mais realista e menos desfocado pela propaganda frenética do ministro.

Apelamos a que todos os sindicatos se solidarizem com o protesto e não o desmobilizem, só porque não o geraram, e que todos os docentes aderentes usem nos seus posts e textos, e divulgação que possam fazer a sinalizar adesão, as hashtags acima.

 Pedimos que continuem a sinalizar a adesão para se conhecer a dimensão do protesto.

Este é um movimento de professores e visa fortalecer os professores num momento em que, um governo que não nos atende e desconsidera nos direitos, precisa de nós imperiosamente .

A adesão é livre e individual, mas apelamos a que todos e todas ponderem o valor profundo do seu ato individual na defesa da educação.

Para esclarecer dúvidas sobre o mecanismo que propomos, publicamos de novo, em anexo, faq’s de esclarecimento.

Quem tiver dúvidas e questões pode ainda contactar os proponentes constantes da lista abaixo (via Facebook/messenger) ou enviar mensagem para [email protected]

Os proponentes do apelo (por ordem alfabética)

Ana Pinto

Cristina Domingues

Cristina Matos

Helena Goulão

Isabel Moura

Jorge Castro

Jorge Martins

Luís Braga Almeida

Rui Resende

Sandra Gil

Alguns links para algumas das notícias publicadas na semana passada sobre o Apagão pela Educação

SIC

TSF 

Diário de Notícias

Jornal de Notícias

Antena 1 

TVRECORD

Observador

MAGG

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?
Reload Reload document
| Open Open in new tab

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here