Home Escola Andam a passar alunos com 4,5 e 6 negativas? Sim, é verdade!

Andam a passar alunos com 4,5 e 6 negativas? Sim, é verdade!

2452
1

Os professores andam a ser pressionados para o fazer? Sim, também é verdade!

É legal? A retenção tem carácter excecional conforme diz o despacho 1-F/2016 e do qual realço o artigo 21.º

Então qual é o problema? O problema está nisto…

E caso os docentes, em conselho de turma, não subam as notas aos alunos de forma a que transitem de ano, há diretores que estão a repetir as reuniões de avaliação exercendo pressão junto dos professores. O i sabe de escolas da Margem Sul onde estão a ser repetidas várias reuniões. Num estabelecimento escolar do distrito de Setúbal foram, até ao momento, repetidas 16 reuniões de conselho de turma de anos do básico e secundário, com a diretora a dar instruções expressas aos professores para que tenham como patamar mínimo 8 valores de nota a atribuir aos seus alunos – neste caso, secundário.

Há diretores que querem o sucesso a todo o custo e eu próprio já estive presente num conselho de turma desses “repetidos”, onde o discurso redondo do sucesso escolar foi expressado até à exaustão….

As pressões existem e surgem de muitos lados e por vários motivos, seja o diretor de turma que não quer ter retenções dos seus “meninos”, seja do diretor que avisa os professores para não chumbar alunos para que não fechem turmas, seja dos alunos/pais que querem transitar a todo o custo. Há dias até denunciei o que se está a passar com o Ensino Vocacional no artigo – Há professores a serem pressionados para transitarem TODOS os alunos do ensino vocacional – as reações de muitos professores, foi que essas pressões não se restringem aos vocacionais e que são transversais.

Sou defensor da política de ciclo, mas não sou defensor do facilitismo ou de escamotear o que quer que seja. Podemos e devemos ter um modelo de ensino exigente, mas não podemos ter um modelo que negligencia a sociedade atual e futura, agarrados a um passado marcado pelo insucesso.

Lembro:

E faço minhas as palavras de Anabela Magalhães

… fico-me pela transcrição de uma verdade vergonhosa, quem está no activo consegue vê-la mesmo se míope e sem óculos compensadores!, que me envergonha enquanto portuguesa, que me envergonha enquanto docente. Porque o retrato de Portugal sai mal nesta fotografia. E, como sempre, o retrato dos políticos, que têm responsabilidades acrescidas por termos chegado ao século XXI tão despudoradamente assimétricos, tão lamentavelmente desiguais, sai mais que borrado. Quanto desinvestimento em Educação a troco de gente com asas e com bolsos a esbordar… igualmente com asas!

“Por outro lado, Portugal é também dos países da Europa onde a retenção tem mais fortemente uma marca de classe: a maior parte dos alunos que chumbam são oriundos de meios socioeconómicos desfavorecidos.”

Fica a posição da Tutela:

É falso que existam orientações para aprovar todos os alunos em quaisquer circunstâncias. Levantar estas suspeitas no momento em que os professores precisam de tranquilidade e confiança é uma irresponsabilidade”, disse Tiago Brandão Rodrigues durante a audição regimental na comissão parlamentar de Educação.

Ministério não emitiu orientação às escolas para passagens administrativas

(Observador)

1 COMMENT

  1. Sim é verdade.isto é um cúmulo não é justo que o estado está fazendo com os pais dos alunos. O meu filho tem 2 negas a português e a matemática não foi aprovado. Sei que lá na turma do meu filho a uma rapariga tem 3 negas português e a matemática outro teste foi aprovada ., Se ela passou com três negas o meu filho também tem o direito passar de ano para o 7. Isto tudo é do 6c da escola dos castanheiros de Caneças. Isto não é só os testes do 3periodo . Do meu tempo é os testes todos do ano todo . Quem tever apto para passar passa Quem não tever apto não passa. Deixem de parlemices . Assim os alunos não vão a lado dinum . Quando eles criserem vorem trabalhar não sabem nada .O estado da escola está peceber mal porque ele está passar alunos com 3,4,5,6, negas e que têm 2 negas não passa.Como mãe do aluno do 6c não concordo isto que os professores estão a fazer for preciso eu assino um termo de responsabilidade para o meu filho passar para O 7 ano .Garanto que o meu filho não deixa os ficar mal sei que ele consegue dar a volta a tudo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here