O site Infoescolas é um sonho para quem gosta de estatística. Já podem consultar os resultados da vossa escola sem rankings à mistura…
O Ministério da Educação também forneceu os “Principais Indicadores das Provas Finais e Exames”
Há mais alunos com sucesso. Mas ainda são a minoria
(Clara Viana – Público)
Em declarações aos jornalistas, João Costa considerou que estas subidas se poderiam justificar pela “ligeira subida da média dos exames nacionais” registada no ano passado em quase todas as disciplinas e por algum impacto das acções entretanto adoptadas pelas escolas no âmbito do programa de promoção do sucesso escolar, lançado no ano lectivo passado.
O governante frisou, contudo, que esta evolução deve ser “olhada com cautela” porque em educação dois anos não são tempo suficiente para identificar tendências.
O que dados divulgados nesta quinta-feira também mostram é que o desempenho dos alunos continua a ser marcado fortemente pelo género e pelo meio de origem dos estudantes. Tanto no ensino básico como no secundário existe uma maior proporção de raparigas e de alunos oriundos de meios mais favorecidos entre aqueles que conseguem percursos directos de sucesso.
Atualização (18 horas)
Apresentação das novidades do Portal Infoescolas – em infoescolas.mec.pt
1. A partir de hoje, o Infoescolas tem informação sobre os Cursos Profissionais, tornando-os visíveis, com taxas de sucesso e informação sobre cursos e áreas.
Valorização do ensino profissional, potenciando o Infoescolas como instrumento de escola de percurso e tornando objetivos os critérios para a definição da rede. Tornamos visíveis e relevantes 50% do sistema até agora de fora das estatísticas.
2. Aprofundamos o indicador “Percursos Diretos de Sucesso”. Contrariando o simplismo redutor e indutor de más práticas pedagógicas dos rankings tradicionais, este indicador conjuga avaliação interna e externa e compara alunos com perfis de entrada comparáveis. Além disso, penaliza a seleção de alunos à entrada ou o encaminhamento forçado.
Avalia as escolas pelos resultados, mas também pelo que trazem de mais-valia a cada aluno.
3. O Infoescolas passa a integrar informação detalhada sobre as provas de aferição do ensino básico, permitindo que as escolas analisem desempenhos em subdomínios das disciplinas, detetem desigualdades internas, apoiando-as na melhor tomada de decisão local face às suas necessidades específicas.
João Costa via Facebook