Conheçam as perguntas, amanhã as respostas…
- Caro professor, as suas intervenções no âmbito da educação costumam ser bastante incisivas. A educação em Portugal terá “implodido”?
- O governo que terminou agora funções, inspirou-se no sistema “dual” alemão para criar os cursos vocacionais; a Finlândia continua a ser a referência sempre que se pensa em reformas educativas e o Chile inspirou a avaliação docente. Concorda que Portugal baseia a sua política educativa no processo da “cábula”?
- Este governo apostou, claramente, na vertente do ensino profissional. Estamos a tentar recuperar o tempo perdido ou esta aposta é “incentivada” pelos fundos europeus que financiam estes cursos?
- Quando se soube que Nuno Crato seria Ministro da Educação, a maioria dos professores manifestou concordância. Hoje, muitos professores apontam-lhe o dedo. Que balanço faz do seu mandato?
- Consegue identificar algo de positivo do mandato de Nuno Crato?
- O professor chegou a elaborar um projeto educativo para este governo. Podia indicar-nos quais as principais diferenças entre o que propunha e o que foi implementado?
- A B.C.E. (bolsa de contratação de escola) pretende ir ao encontro das necessidades específicas de cada escola. Contudo, os seus inconvenientes são óbvios e sucedem-se. Acha que a ideia da B.C.E. tem algum interesse ou se deve abandonar?
- O concurso de professores é neste momento um conjunto de diferentes concursos, com diferentes regras e com diferentes fases, algumas delas extraordinárias. A Plataforma CUT (Concurso Único para Todos) elaborou uma carta a solicitar um concurso único indo ao encontro das pretensões de muitos professores. Qual a sua opinião sobre esta matéria?
- Existem cada vez mais escolas a estabelecer contratos de autonomia com a tutela, no entanto existem muitas queixas sobre uma autonomia meramente superficial. Terá havido ingenuidade por parte das escolas ou estas terão sido iludidas pelo “canto da sereia”?
- O professor acompanha as vozes dos que acusam o projeto-piloto de delegação de competências na educação, implementado pelo M.E.C., de ser uma aproximação inequívoca à privatização do sistema educativo?
- As questões comportamentais são uma preocupação constante nas escolas. O governo terminou com o observatório disciplinar e com a linha S.O.S. Professor. Concorda com estas decisões?
- Na sua opinião, que estratégias deviam ser implementadas para diminuir a problemática da indisciplina?
- Brevemente teremos um novo Ministro da Educação. Que perfil é que propunha para o novo Ministro?
- Tem algum nome em mente?
- O professor lançou recentemente um livro intitulado “ Inquietem-se”. Estamos adormecidos, professor?
Proponho-lhe agora um desafio. Diga a frase que lhe vem à cabeça quando pensa em:
Nuno Crato
Professores
Diretores
Pais
Assistentes Operacionais
Alunos
Sindicatos de professores
Escola
N Crato, o esclavagista II
Professores – utentes residentes do lar m.e.c.
Diretor – condutor de autocarro para abate
Pais – subsídiodependentes
A Operacionais – limpa-sanitas
Alunos – mafiosos miniatura
Sindicato dos profs – desaparecidos da grande guerra
Escola – local de artes performativas: droga, sexo, aculturismo e as outras