Home Editorial Alunos entram de férias e como prenda de Natal levam TPC

Alunos entram de férias e como prenda de Natal levam TPC

1301
4

Os anos vão passando e continuo sem perceber a razão que leva alguns professores a enviar TPC durante o período de férias. Talvez não saibam o significado da palavra “Férias”, ou será que nas suas férias continuam a trabalhar para a escola e consideram que os alunos devem sofrer do mesmo mal?

“Isto é bué injusto! Fartei-me de estudar, fiz todos os TPC e agora que posso descansar levo mais TPC”

Isto foi dito por uma criança de 2º ciclo ao chegar ao pé do seu Encarregado de Educação. As crianças/jovens precisam de gostar da escola, precisam de sentir saudades da escola, mas para isso, no momento de descanso, a escola tem de entender que deve remeter-se ao seu papel e deixar as férias para a responsabilidade da família.

Não sei se estes professores não têm filhos, ou já se esqueceram do que é ter filhos em idade escolar, mas tenho pena que colegas de profissão, licenciados, doutorados, não percebam algo tão elementar.

Deixem as crianças descansar!

4 COMMENTS

  1. Em primeiro lugar, enquanto professor e pai, não vejo a pertinência deste pequeno texto sem qualquer conteúdo quer científico quem do ponto de vista jornalístico. Em segundo lugar, não são férias de Natal, mas a primeira interrupção letiva do ano letivo de 2020/2021. Em terceiro lugar, citar fontes sem a respetiva referência desvaloriza a informação da fonte: como é que eu sei se, na realidade, a citação apresentada não foi inventada pelo autor do texto? Acredito que enviar TPC sem critério quer nas interrupções letivas quem durante o período letivo seja contraproducente, mas enviar tarefas para casa que permitam de outra forma consolidar aprendizagem essenciais é fundamental, desde que não seja para concluir o que devia ser feito na sala de aula.

    • Quer que indique o nome da criança? Já agora, também quer o local e a hora?
      Sobre o conteúdo jornalístico… Desde quando é que sou jornalista e o comregras é um órgão da comunicação social? O Comregras é um blogue e o texto não passa de uma mera opinião pessoal, que julgo ter direito.
      Sobre o termo férias de Natal e interrupção letiva, os ingleses têm uma expressão magnífica que cai aqui que nem uma luva. “You say tomato, I say tomato”, é tudo a mesma coisa…

    • Sugiro que leia alguma da literatura sobre o tema antes de usar palavras como “fundamental”. Muitos dos estudos longitudinais efetuados indicam que até cerca dos 11/12 anos não há efeitos a longo prazo nas aprendizagens ou desempenho dos alunos que fazem trabalhos de casa em comparação com os que os não fazem. Dito de outra forma: os alunos no segundo ciclo que não fizeram trabalhos de casa no primeiro ciclo tem um desempenho semelhante aos que fizeram. Os trabalhos de casa no primeiro ciclo servem simplemente par facilitar o trabalho do professor, à custa do tempo das crianças e das familias e do esforço dos pais. A reflexão deve ser afinal para quem existe o ensino, para servir os interesses dos alunos (os tais que perdem tempo sem ganham nada) ou dos professores

  2. Só faz TPC quem quer! Por exemplo no 1º ciclo, 1º ano, é muito importante que leiam e escrevam um pouco durante este período. Eu ficaria indignado era se um professor não enviasse nada, mas isso não está na moda! É por isso que os asiáticos já lideram todos os rankings e a seguir à pandemia vamos andar de mão estendida a pedir-lhes dinheirinho… Porque os europeus ocupam as suas horas com angústias pungentes como TPCs, direitos de cãezinhos , salvar o mundo pelo telemóvel, educação flexível e ao faz de conta, porque a criança não gosta… estamos lixados e mais grave é que há professores a dar gás a toda esta terrível ignorância que enterrará os restos do que um dia foi a Europa! Sem esforço nada, meu caro, se estão atrasados também na interrupção do Natal devem estudar , que não morrem! Se dessem aulas em África , como já dei, ganhavam um bocadinho de juízo assim não passarão de meninos mimados que sibilam a um qualquer esforço! Uma desgraça!!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here