Home Vários Alunos a ensinar professores? Sim, também acontece.

Alunos a ensinar professores? Sim, também acontece.

248
0

Qual é o país que menos preconceitos tem, que não quer saber de mais ninguém e que se atira para a frente em questões pedagógicas? A Finlândia naturalmente…

Pronto, lá vem este com as tecnologias e a “perfeita” Finlândia.

Natural que pensem assim e aceito a discordância de opiniões, mas o conceito é muito interessante e incentiva o aluno a aprofundar os seus conhecimentos e seguramente que melhora a sua oralidade e técnicas de apresentação. Se nós professores pudermos usufruir de conhecimentos vindos dos nossos aprendizes, melhor ainda. Não se trata de inverter papéis ou diminuir o professor, trata-se de manipular no bom sentido o aluno, motivando-o e permitindo que a “linguagem” entre alunos e professores seja mais fluída.

O projeto intitulado Agentes Escolares, incentiva alunos até 10 anos a ensinar tecnologia a professores. Segundo a notícia, os resultados são promissores e prevê-se o alargamento a 3450 estabelecimentos de ensino.

“É maravilhoso ter crianças de até dez anos a dar aulas de tecnologia aos nossos professores, e os resultados têm sido surpreendentes. Tanto para os estudantes como para os mestres”

E se é verdade que:

“as crianças e adolescentes aprendem a lidar com novas tecnologias e aplicações de maneira muito mais rápida do que nós, adultos”, principalmente por não terem “medo de tentar coisas novas”

Também é verdade que existem benefícios além do óbvio. Um professor que está a par do mundo dos alunos terá uma ligação mais forte com estes e quer queiramos quer não, os alunos vão “aceitá-lo” mais facilmente. A relação professor aluno não é apenas importante, é a premissa para que o processo de ensino aprendizagem decorra com naturalidade.

Ninguém aprende de ninguém que não gosta…

Abrir horizontes não é mau, experimentar algo novo não é mau, permitir a evolução não é mau, aceitar o futuro não é mau, precisa é de ser feito de forma equilibrada e com um objetivo sempre em mente, a aprendizagem dos alunos.

Finlândia volta a surpreender: Alunos ensinam tecnologia a professores

(Notícias ao Minuto)

Alexandre Henriques

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here